ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Por ordem nacional, índios ameaçam enfrentar “milícia” de fazendeiros

Lidiane Kober | 11/11/2013 17:19
Índios alegam que precisam de mais espaço para produzir e garantir sobrevivência (Foto: Arquivo)
Índios alegam que precisam de mais espaço para produzir e garantir sobrevivência (Foto: Arquivo)

Índios não se intimidaram com o anúncio dos produtores rurais de contratar seguranças para proteger as fazendas e vão seguir orientação nacional de intensificar as invasões se o governo não apresentar, até o dia 30 deste mês, solução para dar fim ao conflito por terras em Mato Grosso do Sul. Eles preferem uma solução pacífica, mas não descartam o enfrentamento para alcançar seus direitos.

“Não nos intimida a contração de seguranças, somos muitos aqui e com certeza vamos intensificar as ocupações se mais uma vez o governo não cumprir a promessa de apresentar uma solução para a gente”, disse o líder da Aldeia Passarinho, de Miranda, Teófilo Rodrigues.

Ex-cacique da mesma aldeia, Wilson Jacobina informou que é orientação do Movimento Indígena Nacional aumentar as invasões se o governo manter a inércia na briga por terras. “É o único jeito que temos para pressionar por uma solução”, explicou.

Segundo Teófilo, as famílias “estão crescendo e os índios não tem mais onde colocar os filhos”. “Já estamos jogados, sem saúde e educação de qualidade, pelo menos o espaço, que é nosso de direito, queremos para poder produzir, caso contrário não teremos como sobreviver”, frisou.

Jacobina, porém, admitiu que o anúncio da realização de leilões para arrecadar fundos a fim de bancar a contratação de seguranças mexeu com a população de 10 mil indígenas de Miranda, município onde o clima é um dos mais tensos do Estado. “A intranquilidade baixou aqui e complicou a situação”, relatou. “Mas não vamos recuar e pode acontecer uma nova tragédia”, alertou.

Em junho, um índio morreu em Sidrolândia e trouxe o Governo Federal ao Estado para debater solução pelo fim do conflito. “Por três vezes, o governo prometeu anunciar medidas e apanhamos as três vezes, não queremos apanhar mais”, desabafou Teófilo. Ele, inclusive, compreende a indignação dos produtores rurais, por isso, reforça a cobrança por ações do Poder Público. “Não queremos guerra”, garantiu.

Buriti – Na região de Sidrolândia, segundo o cacique Antônio Aparecido, a tensão baixou e há impasse apenas em três fazendas. “Cada região tem sua realidade, prefiro não falar sobre Miranda”, disse. “Aqui, o governo está agindo e fazendo as avaliações das áreas”, completou.

O obstáculo seria a resistência dos donos das fazendas Água Clara, Furna da Estrela e Vassoura. “Eles já contrataram pistoleiros e estão atirando em cima dos acampamentos”, denunciou o cacique.

Nos siga no Google Notícias