ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Preservação de córrego põe em xeque obras do Imbirussu

Redação | 08/06/2009 15:43

A preservação de um córrego põe em xeque o mega projeto de urbanização Imbirussu/Serradinho, orçado em mais de R$ 40 milhões, e que pode ser uma das vitrines para o lançamento da candidatura a presidente da República da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente denunciou o risco da obra secar o Córrego Zé Pereira, localizado nas proximidades da Rua Alexandrino Marques, na saída para Aquidauana, e causar a destruição de seis hectares de mata.

O caso está sendo investigado pelo promotor de Defesa do Meio Ambiente, Alexandre Raslan. Ele solicitou informações da preservação da área à Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).

De acordo com o presidente do Conselho de Meio Ambiente, Leonardo Sampaio Costa, a entidade aprovou o projeto, por considerá-lo importante para a cidade, para o meio ambiente e para os moradores da região da Vila Popular. No entanto, a continuidade depende de uma solução para o córrego.

Pela proposta inicial da prefeitura, o córrego corre o risco de secar com a drenagem da água e comprometer a área de floresta de aproximadamente seis hectares. "Não queremos a alteração nem diminuição da vazão do córrego", afirmou o ambientalista. O conselho defende a construção de uma ponte ou viaduto para preservar a área e o leito d'água na região.

O conselho não pretende parar as obras de urbanização dos córregos Imbirussu e Serradinho, que interligarão as avenidas Duque de Caxias e Euller de Azevedo, respectivamente, nas saídas de Aquidauana e Rochedo.

Esta obra é emblemática porque pode ser a primeira do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) a ser inaugurada com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para divulgar a candidatura da mãe do programa, Dilma Roussef. Ela é conhecida como "mãe do PAC".

O secretário municipal de Infra-estrutura, Transporte e Habitação, João Antônio De Marco, prevê a conclusão da obra em oito a nove meses. Este mesmo prazo foi dado pelo prefeito Nelsinho Trad (PMDB) durante a inauguração do Trem do Pantanal ao presidente Lula.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente aguardará mais 15 dias pelo encaminhamento dos estudos pela prefeitura ou uma ação do MPE. Após este prazo, a entidade voltará a discutir novamente a continuidade do projeto. Entretanto, Costa garante que o objetivo não é paralisar o empreendimento, mas garantir a preservação do córrego.

O prefeito Nelsinho Trad disse que já respondeu "tudo que tinha para responder sobre o projeto". Na avaliação dele "está tudo na perfeita ordem.

Nos siga no Google Notícias