ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Preso em MS, Arcanjo ainda manteria negócios no DF

Redação | 03/01/2010 08:44

Preso na Penitenciária Federal de Campo Grande, o bicheiro João Arcanjo Ribeiro, o "Comendador", 58 anos, mantém "negócios no DF (Distrito Federal), segundo matéria publicada pelo jornal on line mato-grossense 24 Horas News.

Conforme a reportagem, as transações envolveram governantes do DF, onde chegou a emprestar, por meio de suposto pagamento, US$ 500 mil para campanha eleitoral.

Apesar de a organização de Arcanjo ter ruído em 2002 com a "Operação Arca de Noé", investigações realizadas pela Polícia Federal e Ministério Público Federal mostraram que ele havia diversificado os negócios, expandido além de Mato Grosso e estabelecido ramificações em mais cinco estados.

No Distrito Federal, por exemplo, a quadrilha do Comendador começou, com base na reportagem, no governo de Joaquim Roriz e permanece ativa na atual administração, do democrata José Roberto Arruda, segundo documento relacionado às investigações.

No documento relacionado ao empréstimo de US$ 500 mil existe uma anotação que a Polícia Federal entendeu como se fosse a explicação para o pagamento. "O governador me disse que vai atender tudo" - escreveu à mão Messias, em fax enviado a um assessor do "Comendador".

Messias, segundo o documento, ficou no epicentro das investigações da Polícia Federal, por ser bicheiro, amigo de Arcanjo e dono da Empresa Sapiens Tecnologia, uma das empresas investigadas em 2003, ano em que o Comendador foi preso.

O operador avançado da quadrilha na administração do Distrito Federal, segundo ainda as investigações da Polícia Federal, era Durval Barbosa, um delegado aposentado da Polícia Civil. Barbosa era o responsável pela maioria dos contratos superfaturados assinados com a Empresa Sapiens Tecnologia.

O ex-policial é o elo entre a administração Roriz e a atual, de José Roberto Arruda, que sucedeu a Roriz com um discurso de moralidade e eficiência administrativa.

Barbosa foi secretário de Relações Institucionais de Arruda. Ele foi o pivô da Operação Caixa de Pandora, que desbaratou o "mensalão do DEM", mantido sob forte esquema de segurança desde 27 de novembro, em local secreto, à disposição do Superior Tribunal de Justiça.

Amparado pelo Programa de Proteção a Testemunhas do Ministério da Justiça, ele tem arsenal de fitas, que constitui o maior arquivo digital sobre a rede de corrupção na capital do País. Conhecido como "rei do grampo", Durval teria mais 20 gravações inéditas.

Promotores apuraram que a empresa Sapiens Tecnologia poderia até ganhar um milionário contrato para instalar um sistema de monitoramento nas ruas da capital. Por essa empresa fluiiria o dinheiro para pagar Arcanjo.

Por meio de assessoria, o governador Arruda disse que seria "injusto" demitir seu secretário até que o processo fosse julgado.

Nos siga no Google Notícias