A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

01/12/2015 20:34

Presos em delegacias devem ser transferidos para presídios até 2018

Filipe Prado
Reunião definiu cronograma para desativar cadeias das delegacias(Foto:Divulgação)Reunião definiu cronograma para desativar cadeias das delegacias(Foto:Divulgação)

Os presos custodiados em delegacias de Mato Grosso do Sul devem ser transferidos para presídios da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) até 2018. O processo deve ser gradativo, começando com os condenados pela Justiça. A decisão foi tomada durante reunião entre a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e órgãos da Polícia Civil e Militar.

A reunião traçou estratégias para diminuir o número de internos nas delegacias do Estado. O secretário da Sejusp, Sílvio Maluf, e o presidente do Sinpol, Giancarlo Miranda, buscaram um acordo para acabar com a superlotação nas delegacias.

Ficou acertado na reunião que em 120 dias será apresentado um plano estratégico para a retirada gradativa dos internos, sendo que a absorção total deve ser feita até dezembro de 2018 e será realizada a compra de tornozeleiras eletrônicas, para monitorar presos em regime aberto e semiaberto.

Como estratégia a curto prazo, a Coordenadoria da Vara de Execuções Penais fará a retirada dos presos condenados pela Justiça, que estão detidos em delegacias, para os presídios do Estados. Outra medida é acelerar o processo dos réus para as unidades da Agepen e se reunir a cada 90 dias para avaliar o andamento das propostas apresentadas.

Três novas unidades prisionais devem ser construídas em Campo Grande, sendo duas masculinas e uma feminina, aumentando 1,6 mil vagas nos presídios.

Participaram da reunião o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Procuradoria do Estado, Defensoria Pública, Delegacia Geral da Polícia Civil, Comando Geral da Polícia Militar, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário e Sindicato dos Policiais Civis.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions