ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Processos contra planos de saúde devem diminuir com ampliação da cobertura

Zana Zaidan | 06/11/2013 13:51

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) confirmou, no final de outubro, a inclusão de mais 87 procedimentos para beneficiários de planos de saúde individuais e coletivos que passam a valer a partir de janeiro de 2014. Pela primeira vez, ocorreu a inclusão de 37 medicamentos orais para o tratamento domiciliar de diferentes tipos de câncer.

Para a advogada especialista em Direito da Saúde e Biodireito, Giovanna Trad Cavalcanti, a medida deve reduzir a judicialização de processos entre usuários e operadoras dos planos, além de representar benefício para a sociedade em geral. "Todos os envolvidos sairão em vantagem: Usuários, Operadoras, Poder Judiciário e o próprio jurisdicionado. Trata-se de uma iniciativa fértil, sob os aspectos jurídico e moral, com redução da judicialização advinda dessas relações, e proteção veemente à dignidade humana", explica.

Para a especialista, a ampliação do rol do procedimentos decorre das positivas transformações pelas quais vem passando a população, que conhece e reivindica seus direitos, dentre eles o direito do consumidor.

Cobertura - Serão ofertados medicamentos para tratamento de tumores de grande incidência entre a população como os de estômago, fígado, intestino, rim, testículo, útero, ovário e mama. Outros 50 novos exames, consultas e cirurgias passam a fazer parte dos procedimentos que devem ser cobertos pelos planos.

Foram incluídas no rol de procedimentos 28 cirurgias por videolaparoscopia, que é uma técnica menos invasiva, e a obrigatoriedade de fornecimento de bolsas coletoras intestinais ou urinárias para pacientes ostomizados. Além da inclusão de novos procedimentos, a ANS ampliou o uso de outros 44 procedimento já ofertados no rol da agência. Entre eles estão o exame de Pet Scan, que passa de três para oito indicações.

A ampliação beneficia 42,5 milhões de consumidores com plano de saúde de assistência médica e mais 18,7 milhões com planos exclusivamente odontológicos, de acordo com a ANS. Uma consulta pública foi feita pela agência para colher contribuições para a inclusão e ampliação do rol de procedimentos. Foram recebidas 7.340 contribuições e os consumidores foram responsáveis por 50% delas.

Nos siga no Google Notícias