ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Procon verifica combustível vendido em postos da Capital

Redação | 16/04/2010 12:53

A partir da próxima semana o Procon fiscaliza o combustível vendido nos postos da Capital. Serão visitados 30 estabelecimentos para verificar o índice de etanol na gasolina e de água no álcool.

A pesquisa será feita por amostragem, em 20% do total de postos existentes. A escolha dos locais foi feita de maneira aleatória e com base nas denúncias recebidas pelo órgão.

O combustível é verificado através de um kit, disponibilizado pelo posto, e com selo do Inmetro.

O superintendente do Procon, Lamartine Ribeiro, explica que o teste é realizado pelos frentistas: "Quem realiza o teste é o frentista. O fiscal do Procon somente anota o resultado". A medida é para evitar dúvidas sobre a veracidade do resultado.

Os postos que apresentarem mistura de combustível com índices superiores ao permitido, que é de 20% podendo chegar a 22% com margem de tolerância e limite de incerteza, terão os nomes divulgados, mesmo antes de ser concluído o processo administrativo. A medida visa alertar o consumidor sobre os estabelecimentos que estão infringindo a regulamentação instituída pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

No ano passado o Procon realizou pesquisa semelhante em 150 postos de Campo Grande. O resultado apresentado foi satisfatório, segundo Lamartine Ribeiro.

O álcool estava dentro dos padrões desejáveis em 100% dos estabelecimentos. Os índices permitidos para mistura de etanol na gasolina este ano diminuíram em relação ao ano passado. Em 2009 a ANP permitia a diluição de 25% com margem de tolerância e limite de incerteza de até 27%.

Os postos que apresentarem combustível fora do padrão ou que não tiverem o kit para aferição poderão ser multados. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor a multa varia de R$ 200,00 a R$ 3 milhões.

Nos siga no Google Notícias