ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Professores da rede pública param atividades em protesto a projeto de lei

Priscilla Peres e Julia Kaifanny | 16/08/2016 07:25
Escola estadual no Piratininga aderiu a paralisação. (Foto: Marcos Ermínio)
Escola estadual no Piratininga aderiu a paralisação. (Foto: Marcos Ermínio)
No bairro Jockey Club, escola municipal funciona normalmente. (Foto: Marcos Ermínio)
No bairro Jockey Club, escola municipal funciona normalmente. (Foto: Marcos Ermínio)

Professores da rede pública de ensino em Mato Grosso do Sul paralisam as atividades hoje, em protesto contra a PL 257/2016, que renegocia a dívida dos estados e limita os gastos públicos. Escolas estaduais e municipais devem aderir a paralisação.

Em Campo Grande, a Fetems (Federação Estadual dos Trabalhadores em Educação) estima que 80% das escolas das duas redes tenham aderido ao protesto. De acordo com o presidente Roberto Botareli, ainda é cedo para falar em percentual.

A reportagem esteve nesta manhã na Escola estadual Amando de Oliveira, no bairro Piratininga, que aderiu a paralisação e amanheceu fechada. Já no bairro Jockey Club, a Escola Municipal Padre José Valentin não aderiu a paralisação e funciona normalmente.

Às 9h acontece um ato público e caminhada na praça do Rádio, ao meio-dia a Fetems realiza um almoço coletivo na Assembleia Legislativa e às 14h, acontece uma audiência pública, também na Assembleia, sobre o PLP 257/2016.

Conforme informou a Fetems, a PL 257/2016 poderá congelar as remunerações dos servidores públicos da União e suspender as vinculações constitucionais para a saúde e a educação.

Além disso, o PLP impõe aumento da alíquota previdenciária do servidor para 14%, fixa limites menores para as despesas com a folha de pessoal a cada quadrimestre, exige a implementação nos estados de regimes suplementares (privados) para aposentadoria de servidores e estabelece critérios para a adequação das contas públicas.

Nos siga no Google Notícias