ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Professores do Instituto Federal param por redução na jornada de trabalho

Filipe Prado e Leonardo Rocha | 27/08/2014 15:33
Os professores reivindicaram a diminuição da carga horária e melhorias na infraestrutura (Foto: Marcelo Victor)
Os professores reivindicaram a diminuição da carga horária e melhorias na infraestrutura (Foto: Marcelo Victor)

Os professores da IFMS (Instituto Federal do Mato Grosso do Sul) não trabalharam hoje (27) pedindo a diminuição da carga horária, de 40 horas para 20h em sala de aula. Também reivindicaram melhorias nas instalações físicas e estruturais do instituto. Cerca de 60%, dos 150 professores, irão paralisar por 24 horas.

O Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) realizou uma assembleia no prédio da reitoria, localizado na Rua Ceará. Conforme a ata da reunião a paralisação se deve pela “Precariedade das instalações físicas e estruturais do instituto de Campo Grande, que está local provisório, se agravando progressivamente”.

O presidente do sindicato, Alexandre Lopes, também ressaltou que o local está com condições “inadequadas de uso”, coincidindo com o aumento de turmas, “provocando até falta de salas de aulas”.

Lopes ainda apontou que no dia 5 de agosto foi apresentado um memorando, onde o IFMS divulgou uma redistribuição das aulas dos professores, prevendo que eles fiquem 32h em sala de aula. “Esse foi o motivo principal da paralisação”, revelou.

Os professores pediram, durante a assembleia, que fossem destinados 20h, no máximo, para atividades de ensino, sendo 16h dentro de sala e 4h para atendimento ao estudante. Também enumeraram mais 20h para atividades de organização de ensino, preparação de aula, elaboração de conteúdo e participação em capacitação e pesquisa.

O chefe de gabinete da reitoria, Moacir Augusto de Souza, estava presente na assembleia e avaliou a situação como um mal entendido. “O objetivo da instituição é manter um equilíbrio em relação às atividades, dentro desta carga horária, e em nenhum momento prejudicar os professores”, comentou.

Ainda afirmou que a reitoria está cumprindo às 40h previstas, sendo que elas foram distribuídas em diversas atividades, sem prejudicar a capacitação, mestrado e outras atividades.

“Nós vamos ouvir todas as reivindicações para que entremos em um acordo”, assegurou Souza.

De acordo com Lopes o sindicato não tem a intenção de promover greve, mas “debater o assunto e chegar a um acordo”, destacou.

Os professores de Campo Grande, Coxim, Ponta Porã e Nova Andradina aderiram a paralisação. Ficaram de fora Três Lagoas, Corumbá e Aquidauana, mas que também estão insatisfeitos com a situação, porém não paralisaram, revelou o presidente.

Nos siga no Google Notícias