ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Proibida propaganda de remédios que "mascaram" gripe

Redação | 14/08/2009 07:52

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou a suspensão de todo tipo de propaganda de medicamentos usados no tratamento da gripe comum e que podem mascarar situações de riscos de pessoas que tenham contraído o vírus H1N1, causador da chamada gripe suína.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira. Com a propagação de casos de gripe e preocupação das pessoas, empresas aproveitaram a oportunidade para intensificar as campanhas publicitárias. Isso está evidente, por exemplo, nos informes feitos através da televisão.

A medida da Anvisa suspende temporariamente as propagandas de medicamentos isentos de prescrição médica à base de ácido acetilsalisílico bem como os analgésicos/antitérmicos e dos destinados ao alívio dos sintomas da gripe, base de paracetamol,dipirona sódica, ibuprofeno e associações. O veto abrange todos os meios de comunicação de massa, inclusive a internet.

Também estão proibidas atuações de promotores de vendas nos estabelecimentos, estimulando a aquisição e uso de remédios.

"A suspensão é necessária em razão de circunstância especial de risco à saúde identificada pela elevação dos casos da Influenza A (H1N1) no Brasil, juntamente com a vulnerabilidade das pessoas que estão supostamente acometidas pela doença e daquelas já diagnosticadas, e ainda, pelo risco inerente do uso desses medicamentos por essas pessoas, na medida em que os mesmos são capazes de mascarar uma situação de risco à saúde", informa a resolução de nº 43 da Vigilância Sanitária.

Nos siga no Google Notícias