ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Projeto de Lei exige air bags em todos os carros novos

Redação | 14/02/2009 09:17

Projeto de Lei do Senado que tramita na Câmara Federal obriga a instalação de air bags em todos os automóveis novos. A proposta já tem parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e deve ir á votação no plenário na próxima semana.

O projeto determina que o equipamento deverá ser progressivamente incorporado aos veículos novos a partir do primeiro ano depois de o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) definir as especificações técnicas e o cronograma de implantação.

A partir do quinto ano após a definição das especificações, a exigência será válida para os automóveis zero quilômetro de modelos ou projetos já existentes e veículos deles derivados.

A exigência não será feita para os veículos destinados à exportação. A maioria deles já sai do Brasil com o equipamento de segurança.

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece que são equipamentos obrigatórios para os veículos o cinto de segurança, o encosto de cabeça, o dispositivo destinado ao controle de emissão de gases poluentes e de ruído, entre outros dispositivos específicos para alguns tipos de veículos.

Nos siga no Google Notícias