ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Projeto que acompanha araras azuis em MS fez 20 anos

Redação | 12/01/2010 22:38

Idealizado em 1989 pela bióloga e pesquisadora da Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), Neiva Guedes, o projeto Arara Azul comemorou 20 anos no ano passado.

Reconhecido internacionalmente, o projeto foi desenvolvido em virtude da extinção das aves, que eram ameaçadas. A ação pela conversação da espécie já resultou em importantes prêmios e foi noticiada pelo mundo.

Neiva explica que é gratificante ver as araras crescendo e saber que o trabalho tem credibilidade internacional. O grande problema, segundo ela, é que ainda não há recursos garantidos para poder planejar ações, por exemplo, para daqui três anos.

O projeto Arara Azul compreende o acompanhamento das araras na natureza, o monitoramento de ninhos naturais e artificiais numa área de mais de 400 mil hectares além do trabalho, em conjunto com proprietários locais, visando à conservação da espécie.

Conforme Neiva Guedes, a situação da arara-azul na natureza só começou a mudar em 1990, quando foram iniciados os primeiros estudos da espécie no Pantanal. Atualmente, as aves tem uma possibilidade concreta de conservação graças aos trabalhos científicos e de conscientização realizados pela equipe de pesquisadores e educadores do projeto.

Nos siga no Google Notícias