A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

08/09/2009 08:40

Pronto Socorro da Santa Casa começa ser reformado hoje

Redação

Começa nesta terça-feira a reforma do Pronto Socorro da Santa Casa de Campo Grande. O objetivo é reorganizar o serviço de Urgência e Emergência na Instituição.

De acordo com o hospital, o atendimento não será paralisado devido às obras. No entanto, haverá mais rigor nos encaminhamentos e serão atendidos os pacientes definidos pela Rede Municipal de Saúde e pela Central Estadual de Regulação de Vagas.

O Pronto Socorro será remodelado visando às especificações do programa do Ministério da Saúde e os pacientes serão classificados de acordo com a gravidade do quadro clínico. Os pacientes serão identificados por cores:

- Área Vermelha: devidamente equipada e destinada ao recebimento, avaliação e estabilização das urgências e emergências clínicas e traumáticas. Com seis leitos.

- Área Amarela: destinada à assistência de pacientes críticos e semi-críticos, já com o atendimento iniciado e estabilizado. Com oito leitos.

- Área Verde: para os pacientes não críticos, em observação ou internados, aguardando vaga nas unidades de internação. Com nove leitos.

- Área Azul: destinada ao atendimento de baixa e média complexidade, com área de acolhimento e fluxo obrigatório, contendo recepção, consultório de Enfermagem, classificação de risco, consultório Médico, Serviço Social e consultório para avaliação de especialidades.

No Pronto Socorro também terá o Isolamento, destinado a pacientes com doenças infecto-contagiosas; Isolamento de Gotículas, destinado à avaliação e realização de exames específicos em pacientes com suspeita ou confirmação prévia de doenças infecto-contagiosas.

Haverá também Observação Psiquiátrica, aonde será atendido aquele paciente que aguarda avaliação ou reavaliação da Psiquiatria, com três leitos.

O Pronto Socorro Infantil será classificado da mesma forma e será reformulado logo após o término das obras do Pronto Socorro Geral.

O QUALI-SUS é um programa criado pelo Governo Federal e tem como objetivo proporcionar mais qualidade nos serviços de Urgência e Emergência prestados em todas as capitais e principais regiões metropolitanas.

A Santa Casa de Campo Grande é referência em diversas áreas como neurocirurgia, politraumas, grandes queimados, transplantes, cirurgia cardíaca, gestação de alto risco, além de várias outras especialidades.

O hospital conta com 608 leitos, realiza por mês cerca de seis mil atendimentos no Pronto Socorro, três mil atendimentos no Prontomed (convênios e particulares), 1.700 cirurgias e 2.200 internações.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions