ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Quatro municípios de MS vão receber novas ambulâncias para o Samu

Estado emplacou quatro prefeituras entre as 219 do país que terão direito aos novos veículos; meta do Ministério da Saúde é renovar a frota à disposição da população

Humberto Marques | 02/03/2018 13:13
Temer e Barros participaram da entrega de veículos na sede da Mercedes-Benz, em Sorocaba. (Foto: Beto Barata/PR)
Temer e Barros participaram da entrega de veículos na sede da Mercedes-Benz, em Sorocaba. (Foto: Beto Barata/PR)

Quatro municípios de Mato Grosso do Sul foram incluídos na lista de beneficiados pelo Ministério da Saúde com a entrega de ambulâncias para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Solenidade para encaminhamento dos veículos foi realizada na manhã desta sexta-feira (2) em Sorocaba (SP), na presença do presidente Michel Temer e do ministro da Saúde, Ricardo Barros.

A relação divulgada pelo Ministério da Saúde aponta que Corumbá, Coxim, Ribas do Rio Pardo e Terenos estão entre as 219 cidades do país, de 25 Estados, que receberão as ambulâncias. Foram adquiridos 300 veículos Mercedes-Benz, entregues na sede da montadora na cidade paulista.

“Há sete anos [as cidades] não recebiam ambulâncias, é uma certa revolução que estamos fazendo na saúde”, declarou Temer.

Cada ambulância teve custo de R$ 176 mil. De acordo com o ministro Ricardo Barros, os prefeitos das cidades contempladas terão 15 dias para retirar os veículos. Do contrário, eles serão repassados a outro município que também necessite. “Temos urgência em colocar isso à disposição da população”, disse Barros, segundo a Agência Brasil.

O ministro esclareceu que o critério técnico usado na escolha das cidades que receberiam ambulâncias foi por ordem de antiguidade. O objetivo é substituir veículos mais velhos, com mais de três anos de uso. “Os prefeitos gastam muito com manutenção de ambulâncias velhas”, argumentou.

Rastreio – As próximas ambulâncias a serem entregues sairão com um chip, capaz de rastrear os trajetos dos veículos e indicar quais estão mais rodados, a serem priorizados nas próximas trocas. Outra vantagem do chip será impedir tráfico de armas e drogas dentro de ambulâncias. “Hoje, se você liga a ambulância, enche de drogas e armas, liga a sirene, ninguém vai pará-la”, disse Barros.

A previsão do Ministério da Saúde é que o número total de novas ambulâncias entregues até o final deste ano seja de 2.173 unidades – suficiente para renovar 65,7% de toda a frota. Segundo o ministro da saúde, estão previstas mais entregas no próximo mês.

O ministério também contabiliza a entrega de cerca de mil vans para transporte de pacientes que fazem procedimentos sem urgência dentro ou fora de seu município. Além dessas, somam-se 6,5 mil ambulâncias brancas, de caráter não emergencial.

Nos siga no Google Notícias