A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 18 de Agosto de 2018

23/10/2010 10:20

Reciclado, óleo de cozinha vai virar biodiesel e ração

Redação

A prefeitura de Campo Grande lançou nesta manhã o programa de coleta e reciclagem do óleo de cozinha, produto que depois de processado poderá ser transformado em biodiesel, sabão e ração animal, entre outros itens.

O lançamento aconteceu no Mercadão Municipal, que descarta cerca de 200 litros de óleo por dia, a partir da fritura do pastel.

Além do ponto de coleta instalado no local, outros três funcionarão nesta etapa inicial do programa. Eles ficarão na Feira Central e nos Ecopontos do São Conrado e do Bálsamo.

A próxima fase do projeto é credenciar os grandes condomínios da cidade, que recolherão o material a ser aproveitado pelas empresas parceiras da prefeitura.

A destinação correta do óleo de cozinha será obrigatória para os grandes produtores, como bares, restaurantes, condomínios e shoppings, a partir de uma lei que está sendo elaborada pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Siufi (PMDB).

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Campo Grande, Marcos Cristaldo, a separação e reciclagem do óleo de cozinha faz parte do Programa de Coleta Seletiva implementado pela prefeitura no ano passado.

A primeira fase foi a destinação correta dos pneus. Gradativamente, a idéia é orientar a população, por meio de campanhas de educação ambiental, a separar lâmpadas, pilhas e o próprio lixo caseiro.

Conforme o secretário, o objetivo é que o projeto completo esteja implementado na cidade até julho de 2011.

Na última fase, o lixo seco (reciclável), separado nas residências, será coletado por caminhões específicos. Todo o produto será separado na ULP (Unidade de Processamento de Lixo), que está em fase de licitação.

De acordo com Marcos Cristaldo, a implantação da coleta seletiva em Campo Grande precisa ser gradativa. "Primeiro vem a fase da destinação, depois a logística e por último a educação ambiental", detalhou.

Mais de 80 supermercados e postos de gasolina já estão credenciados para posteriormente se tornarem postos de coleta de materiais como pilhas, óleo e lâmpadas.

O prefeito Nelsinho Trad (PMDB) inaugurou o ponto de coleta do Mercadão e destacou a importância do projeto.

"

Último sorteio da Mega-Sena na semana pode pagar até R$ 23 milhões
Neste sábado (18) o último dos três sorteios da semana da “Mega-Sena dos Pais) pode pagar para um ou mais acertadores até R$ 23 milhões. Durante os o...
Gabaritos do Enceja já estão disponíveis no site do Inep
O Ministério da Educação (MEC) divulgou no final da tarde de hoje (17) gabarito oficial do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens...
Capes torna mais rígida avaliação de cursos de pós-graduação
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tornou mais rígida a avaliação dos cursos de pós-graduação no país. De acordo c...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions