A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

15/03/2010 20:57

Registro de título cresce 495% entre adolescentes em MS

Redação

Entre janeiro e fevereiro do ano passado, 923 adolescentes entre 16 e 17 anos registraram seus títulos eleitorais nos cartórios disponibilizados em todo estado. Já no mesmo período deste ano, foram 5.492 adolescentes, fator que contabiliza um crescimento de 495% na procura pelo registro do título eleitoral.

Já em Campo Grande, segundo informações do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), entre janeiro e fevereiro de 2009, 173 adolescentes entre 16 e 17 anos procuraram os cartórios eleitorais para registrar seus títulos. Em 2010, a procura foi mais intensa, apresentando um aumento de 458%, já que 973 adolescentes se alistaram.

O prazo final para a emissão da primeira via do título de eleitor é até o dia 5 de maio, mas na Capital, assim como em todo estado, o aumento é significativo e surpreendente. O curioso é que a procura tem sido feita, em grande parte dos casos, entre adolescentes.

Conforme Luiz Carlos Barbosa, chefe da Central de Atendimento ao Eleitor, os jovens têm maior interesse em retirar seu título por estarem empolgados com a possibilidade de votar e por questões burocráticas, como matrículas em universidades e emissão de documentos.

Barbosa prevê um aumento bastante considerável até o final de abril. Ele explica que, por enquanto, não há filas e nem tempo longo de espera para o atendimento.

Para que o cidadão registre seu título é necessário que vá até algum cartório eleitoral munido de RG, CPF e comprovante de residência. No local são feitas as cópias dos documentos gratuitamente e em seguida o atendimento é feito.

A obrigatoriedade do voto é a partir dos 18 anos, sendo este facultativo para os de 16 e 17 anos, e para os maiores de 70 anos.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions