ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Réu por evasão de divisas, Battisti se livra de tornozeleira eletrônica

No dia 4 de outubro de 2017, ele foi flagrado com 6 mil dólares e 1.300 euros em Corumbá

Aline dos Santos | 11/06/2018 11:06
Cesare (de camiseta branca) veio a Campo Grande em dezembro para colocar dispositivo eletrônico de monitoramento. (Foto: Bruna Kaspary)
Cesare (de camiseta branca) veio a Campo Grande em dezembro para colocar dispositivo eletrônico de monitoramento. (Foto: Bruna Kaspary)

Réu por evasão de divisas na Justiça Federal de Mato Grosso do Sul, o italiano Cesare Battisti se livrou da tornozeleira eletrônica em maio. De acordo com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), o dispositivo de monitoramento foi retirado no último dia 22. Cesare a usou a tornozeleira desde dezembro do ano passado, quando veio a Campo Grande especialmente para a colocação do equipamento.

As medidas cautelares foram cassadas pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça). No dia 8 de junho, foi publicado despacho em que a 3ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande indeferiu pedido do MPF (Ministério Público Federal) para restabelecer medidas cautelares diversas da prisão.

Em 4 de outubro de 2017, Battisti foi flagrado com 6 mil dólares e 1.300 euros em Corumbá, na fronteira com a Bolívia. Ele estava em um táxi boliviano com outros dois passageiros. A grande quantia em dinheiro chamou a atenção da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Em seguida, ficou preso na delegacia de Polícia Federal de Corumbá. No dia 5, durante a audiência de custódia, realizada por videoconferência, teve a prisão preventiva decretada por evasão de divisa e lavagem de dinheiro.

Na sequência, no dia 6, o italiano obteve habeas corpus no TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e foi libertado, mas com exigência de tornozeleira eletrônica.

Condenado na Itália à prisão perpétua por homicídio quando integrava o grupo Proletariados Armados pelo Comunismo, Battisti chegou ao Brasil em 2004, onde foi asilado, mas preso em 2007 e 2009, quando o STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou sua extradição.

A medida foi negada pelo então presidente Luiz Lula da Silva (PT) em 2010. O ministro do STF, Luiz Fux, suspendeu eventual decisão do governo brasileiro para extraditar o ex-ativista italiano. Battisti nega ter cometido crimes no país europeu.

Nos siga no Google Notícias