A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

27/01/2010 12:53

Rumor sobre demarcação de terra leva prefeito à Funai

Redação

Preocupado com rumores de que haveria um estudo para levantamento de terras indígenas na região de Bela Vista, Ponta Porã e Antônio João, o prefeito Chico Maia foi a Brasília (DF) e teve uma reunião com o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Márcio Meira.

De acordo com a assessoria de imprensa do prefeito de Bela Vista, o presidente da fundação afirmou que não há nenhum estudo agendado para a região.

"Se essas terras estão dentro de algum estudo de demarcação, é de um processo antigo, que deve estar em fase conclusiva ou em andamento no Ministério da Justiça. Posso garantir que não há nenhum processo estudo novo a ser realizado nessas terras", afirmou Márcio Meira.

Chico Maia viajou após ter sido procurado por membros do Sindicato Rural da cidade que diziam estar preocupado com um possível pedido de homologação de terras em fazendas da região. O prefeito participou da reunião ao lado do deputado federal Vander Loubet (PT).

O prefeito também pediu uma cópia da relação de documentos que aponta as áreas estudadas. "Levaremos uma cópia desse documento para o Sindicato Rural de Bela Vista para que todos possam consultá-lo e ver como se suas terras estão incluídas em algum tipo de estudo. Não podemos deixar que rumores tirem o sono dos proprietários rurais da região, devemos correr sempre atrás da verdade", disse.

Desde que os estudos antropológicos tiveram início, o clima é de tensão entre índios e fazendeiros em Mato Grosso do Sul. Para indígenas e indigenistas, a falta de terras é o principal problema das etnias que vivem no estado e um dos fatores responsáveis pela fome e alto índice de suicídios.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions