A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 19 de Abril de 2018

14/01/2018 13:29

Saiba como aderir ao serviço e receber alerta de desastres naturais via SMS

Envio de mensagem terá início nesta segunda-feira (15). Será gratuito e tem o objetivo de orientar população.

Anahi Gurgel
Serviço de alertas via SMS será ativado amanhã (15). (Foto: Divulgação/Defesa Civil)Serviço de alertas via SMS será ativado amanhã (15). (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

Com o objetivo de proporcionar maior agilidade e segurança, a partir desta segunda-feira (15), todos os alertas de desastres naturais em Mato Grosso do Sul poderão ser enviados pela Defesa Civil por meio de SMS. O acesso ao serviço, que é gratuito, estará disponível para toda a população do estado.

A ferramenta será ativada num momento bastante crítico em relação às fortes chuvas que têm atingido todas as cidades do estado nos últimos dias. Dos 20 municípios monitorados, em 16 deles foi decretada situação de emergência.

Para ter acesso ao serviço, é preciso responder ao SMS que deverá ser enviado pelas operadoras de telefonia. A mensagem será “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de áreas de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.

O interessado passará a receber alertas automaticamente depois que encaminhar o número do CEP.

O coordenador-adjunto do órgão, tenente-coronel Fábio Catarinelli, explica que a ferramenta permite que sejam enviados alertas para vários municípios ao mesmo tempo e também à regiões específicas.

“Se houver alerta para situações preocupantes em Coxim, por exemplo, haverá opção para que somente moradores da cidade recebam a mensagem com informações sobre o nível alto do rio Taquari e orientações aos ribeirinhos”, detalha.

Não se trata de um serviço de previsão do tempo, somente avisos para situação extrema. “O objetivo não é levar à população ao pânico, mas sim agir preventivamente”, orienta.

Defesa Civil inicia inspeção e apura estragos da chuva em Itaquiraí
Foram iniciadas nesta segunda-feira (8) as inspeções da Defesa Civil nos oito municípios que decretaram situação de emergência por causa dos temporai...
Sorteio de amanhã da Mega-Sena pode pagar até R$ 8,5 milhões
O sorteio antecipado da Mega-Sena, desta sexta-feira (19), pode pagar até R$ 8,5 milhões para quem acertar as seis dezenas da modalidade. O prêmio ac...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions