ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Samu deve receber novo aparelho até o fim do ano

Redação | 28/01/2010 10:40

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) deve receber, até o fim do ano, um aparelho digital de eletrocardiograma e um software de telecomunicação que irá viabilizar o envio de informações cardíacas dos pacientes, nos primeiros minutos do atendimento, a uma equipe do hospital.

O novo equipamento será implantado em todas as ambulâncias do Serviço no país. De acordo com ministro da Saúde, José Gomes Temporão, as informações poderão ser passadas via celular ainda da casa do paciente, assim a equipe do hospital irá avaliar se o caso refere-se a um infarto e indicar o tratamento necessário.

O ministro também informou que o procedimento demora aproximadamente apenas cinco minutos.

"Nos casos de infarto agudo do miocárdio, 50% dos óbitos ocorrem nas duas primeiras horas. Com essa estratégia, poderemos reduzir em 20% esse número", explica Temporão.

As equipes que irão utilizar os aparelhos receberão um treinamento no Hospital do Coração de São Paulo.

Em Campo Grande, a direção médica do Samu já organiza a equipe que irá até São Paulo participar do treinamento. Segundo o supervisor-médico Rodrigo Quadros, além do novo aparelho antecipar o diagnóstico do paciente também irá proporcionar a otimização do trabalho das equipes.

"Como a maior quantidade de ocorrências clínicas do Samu refere-se a problemas cardiovasculares, o novo aparelho contribuirá muito em nossos serviços", afirma Rodrigo.

Somente em dezembro o Samu da capital registrou 41.369 ocorrências. (Com informações da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias