ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Sejusp adota ponto eletrônico para controlar frequência de servidores

Pasta de Segurança Pública é a segunda a adotar novo sistema

Mayara Bueno | 25/07/2016 09:35

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) adotará o controle eletrônico de frequência dos servidores estaduais. Ano passado, o Executivo Estadual resolveu substituir a folha de frequência pelo registro eletrônico e o projeto piloto começou na SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização).

Assim como anunciada em 2015, a medida é forma de apurar o comparecimento ao serviço e o cumprimento da carga horária do cargo. A publicação da resolução que normatiza o ponto eletrônico saiu no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (25) e já começa a valer.

Conforme o documento, para o registro será utilizado o equipamento de leitura biométrica digital. Somente por alguma impossibilidade de usar este método, a folha individual poderá ser utilizada. No documento, não há detalhes, como quanto custou e quantas máquinas serão implantadas, apenas que todos os servidores são obrigados a registrar a frequência no ponto eletrônico.

Quando a nova forma de controle foi implantada, o secretário da SAD, Carlos Alberto Assis, afirmou que as máquinas do projeto piloto haviam sido alimentadas com as matrículas e digitais dos 69.852 funcionários da pasta.

A resolução ainda detalha que a assiduidade e pontualidade dos servidores serão verificadas pela chefia imediata do funcionário público, que constatará a ausência ou não no setor durante toda a jornada de trabalho.

A reportagem procurou os secretários de Administração e de Segurança Pública, Carlos Alberto Assis e José Carlos Barbosa, mas eles não atenderam às ligações. Em reposta, a assessoria da SAD disse que o governo vai implantar o ponto eletrônico em todas as secretarias e autarquias, mas ainda não há cronograma estabelecido.

Jornada de trabalho e hora extra – Segundo o governo, a jornada de cada servidor será de seis horas, com 15 minutos de intervalo, ou, dois turnos de 4 horas, com 1 ou 2 horas de intervalo. Poderá ser abonado o atraso ou a saída antecipada de até 10 minutos diários, no limite de 120 minutos no mês.

Por fim, detalha a proibição da realização de hora extra, que pode ocorrer somente “em caso de extrema necessidade e com justificativa e autorização prévia da chefia imediata”.

Nos siga no Google Notícias