ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Sem índios, julgamento de acusados de matar Marcos Veron começa em SP

Aline dos Santos | 21/02/2011 12:51

Júri que decidirá destino de acusados é formado por 6 homens e uma mulher

Líder indígena foi assassinado em fazenda de Juti.
Líder indígena foi assassinado em fazenda de Juti.

A justiça decidiu manter o julgamento dos acusados pela morte do líder indígena Marcos Veron mesmo sem a presença das vítimas. Os indígenas perderam o voo e não conseguiram chegar a São Paulo.

Diante da ausência, a abertura do julgamento ficou suspensa por mais de uma hora e era avaliada a possibilidade de adiar o início do júri para amanhã. A pedido do MPF (Ministério Público Federal) o julgamento foi transferido de Dourados para a capital paulista. Sete vítimas devem prestar depoimento.

Após o atraso, foi realizado o sorteio dos jurados – seis homens e uma mulher – e definido que o primeiro dia será dedicado à leitura das pelas processuais. De acordo com a assessoria de imprensa da justiça federal, o julgamento deve ser longo, com duração de oito a 15 dias.

O acesso da imprensa também é restrito. Foram distribuídas quatro senhas para jornalistas. Eles podem gravar o áudio, mas foram proibidas fotos e captação de imagens.

Marcos Veron, de 72 anos, foi assassinado em 2003, em Juti. Três seguranças são acusados da autoria do crime: Estevão Romero, Carlos Roberto dos Santos e Jorge Cristaldo Insabralde. Um quarto acusado está foragido.

Os réus são acusados de homicídio duplamente qualificado por motivo torpe e meio cruel, tortura, seis tentativas qualificadas de homicídio, seis crimes de sequestro, fraude processual e formação de quadrilha.

Outras 24 pessoas foram denunciadas por envolvimento no crime. A acusação vai pedir pena máxima, o que pode resultar em mais de 30 anos de prisão.

Conforme a denúncia, os índios foram atacados na madrugada do dia 13 de janeiro de 2003. Sete índios foram sequestrados, amarrados na carroceria de uma camionete e levados para local distante da fazenda, onde passaram por sessão de tortura.

Um dos filhos de Veron, quase foi queimado vivo. Já a filha, grávida de sete meses, foi espancada. Marcos Verón foi agredido com socos, pontapés e coronhadas de espingarda na cabeça. Ele morreu por traumatismo craniano.

Nos siga no Google Notícias