ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Semana de Combate às Drogas encerra programação hoje

Mariana Lopes | 26/06/2012 15:34

Segundo dados da Polícia Civil, 90% dos adolescentes infratores entram na criminalidade para sustentar o vício, começando pelos pequenos furtos

Embora o Dia Internacional de Combate às Drogas seja marcado hoje no calendário, 26 de junho, a programação de palestras e atividades da XIV Semana Nacional Antidrogas começou na semana passada, no dia 18, e focou em fazer alertas sobre o perigo e malefícios do vício.

A iniciativa, que encerra as ações hoje, foi promovido pelo Conselho Estadual Antidrogas (Cead) em parceria com o Conselho Municipal Antidrogas (Comad) com o objetivo de mobilizar a sociedade para a problemática do consumo de drogas, a partir de ações preventivas e compartilhadas.

Paralelamente à Semana Antidrogas, a Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude) também realizou palestras em escolas de Campo Grande, para orientar e alertar tanto os alunos quanto os pais.

A abordagem aos alunos foi mais no sentido de mostrar aos adolescentes que a curiosidade pelas drogas pode ser um caminho sem volta e aponta os estragos que o vício pode causar na vida de alguém.

Para os pais dos alunos, o assunto muda de direção e explana as formas como as drogas podem chegar aos adolescentes. Outro ponto importante alertado aos pais é prestar atenção no comportamento dos filhos.

Segundo a delegada da Deaij, Maria de Lourdes Souza Cano, 90% dos adolescentes infratores tem envolvimento com a droga. “É a porta de entrada para o crime, e a maioria começa pelos pequenos furtos. Eles fazem de tudo para sustentar o vício”, pontua.

A delegada alerta ainda que a droga está disponível em qualquer lugar, não apenas em boca de fumo. Ela cita exemplos de escolas que antes eram conservadoras e hoje buscam auxílio da polícia para orientar os alunos.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, participou da incineração  (Foto: Kayke Niz)
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, participou da incineração (Foto: Kayke Niz)

Incineração - Na sexta-feira (22), foram queimadas de mais de 21 toneladas de drogas, nos formos do frigorífico JBS Friboi, em Campo Grande. O secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, atribuiu a grande quantidade de entorpecentes apreendidos ao trabalho diuturno realizado pelas Polícias Civil, Militar, Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) na repressão ao tráfico de drogas.

Nos siga no Google Notícias