ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Senado aprova projeto que transforma dívidas em bolsas de estudo

Nicholas Vasconcelos | 09/07/2012 14:53

Proposta foi apresentada pelo senador Delcidio do Amaral(PT). (Foto: Divulgação)
Proposta foi apresentada pelo senador Delcidio do Amaral(PT). (Foto: Divulgação)

O Senado aprovou Projeto de Lei 13/2012 cria o Proies (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior) que autoriza as universidades particulares e fundações sem fins lucrativos a quitarem 90% dos débitos com a União através de bolsas para alunos carentes.

A proposta, transformada em projeto de lei a partir de uma medida provisória, encaminha pelo Executivo ao Congresso, nasceu em Mato Grosso do Sul, com um pedido da direção da Funlec ( Fundação Lowtons de Educação e Cultura) ao senador Delcídio do Amaral (PT).

A instituição tem dívidas com o Governo Federal que chegam a R$30 milhões e com a medida poderá oferecer 2 mil bolsas nos próximos anos. Por conta da iniciativa, o senador recebeu o título de Doutor Honoris Causa da instituição, que controla oito escolas.

De acordo com o governo, os débitos das instituições de ensino superior com a União chegam a R$ 18 bilhões, incluindo IR (Imposto de Renda) e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Para participar do Proies, as instituições deverão apresentar um plano de recuperação econômica e a relação de bens que serão dados em garantia ao refinanciamento das dívidas, que poderão ser pagas em até 180 meses.

Uma vez aprovado o pedido de inclusão no programa, a universidade ou fundação deverá ofertar as bolsas integrais em sistema eletrônico de informações mantido pelo MEC a cada semestre do parcelamento.

Nos siga no Google Notícias