A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

27/09/2009 09:10

Servidor da Funai é denunciado por extração de diamantes

Redação

O servidor da Funai em Dourados, João Bosco da Silva Farias, é acusado de participar de esquema de extração ilegal de diamantes em Rondônia.

Como trabalhava naquele estado, antes de vir a Mato Grosso do Sul, segundo o MPF (Ministério Público Federal) o funcionário integrava grupo, com outros 2 servidores, que facilitava a exploração irregular em aldeias de índios cinta-larga.

O MPF encaminhou à Justiça uma ação, denunciando os funcionários da Funai por improbidade administrativa.

Os três eram empregados do órgão em Cacoal (RO). Entre as irregularidades apontadas pela Procuradoria estão a cobrança para entrada de garimpeiros em uma reserva de Espigão D'Oeste (RO) e agenciamento de garimpeiros.

Além de João Bosco, foram denunciados José Nazareno Torres de Moraes, que trabalha em Belém (PA) e Valdir de Jesus Gonçalves, que hoje atua em Tabatinga (AM).

As supostas irregularidades aconteceram a partir de 2002 e, segundo a Funai, foram apuradas por meio de sindicância.

O procurador da República, Reginaldo Trindade, garante que mesmo longe do estado, os suspeitos continuaram atuando ilegalmente.

Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo, Nazareno é apontado na ação como "ponto de contato entre o crime organizado e lideranças indígenas". Ele já é réu em pelo menos três ações penais relacionadas à extração de diamantes.

Os outros dois suspeitos já haviam sido denunciados por formação de quadrilha e exploração ilegal de diamantes.

O MPF pede que eles sejam condenados à perda do emprego e o ressarcimento de eventuais prejuízos causados ao erário, além de pagamento por danos morais à União e aos índios. (Informações do Jornal Folha de São Paulo)

Agentes penitenciários pedem aprovação da "tropa de elite" da Agepen
Grupo de aproximadamente 15 agentes penitenciários acompanham a votação de 27 projetos pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, nesta quint...
Governo altera datas de teste físico de concurso da Polícia Civil
Foram alteradas as datas para realização da avaliação de aptidão física dos candidatos que continuam a participar do conurso público para escrivão e ...
Mega-Sena acumula e prêmio no sábado pode chegar a R$ 39 milhões
A Mega-Sena mais uma vez ficou sem vencer na noite desta quarta-feira (13) e, assim, acumulou. O prêmio pode subir para R$ 39 milhões no sorteio do p...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions