A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

14/08/2009 08:41

Sesau divulga regras contra gripe nas escolas da Capital

Redação

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou, hoje, uma resolução com medidas que devem ser adotadas em todas as unidades de educação de Campo Grande devido à gripe A H1N1, conhecida como gripe suína. A pandemia já fechou 12 estabelecimentos de ensino na Capital.

As orientações são válidas para as unidades de educação do ensino fundamental, médio e superior.

Conforme a resolução, os estudantes devem ser orientados a levar para a escola garrafa de água, talheres, copos e utensílios de uso pessoal. A utilização do bebedouro de uso comum deve ser evitada.

De hora em hora, as portas e janelas das salas de aulas devem ser abertas para a renovação do ar. Já durante os intervalos entre as aulas, as salas deverão ser higienizadas com água e sabão ou produtos de limpeza regular.

O aluno com gripe deverá permanecer em casa por sete dias. Não será necessário atestado médico, somente uma declaração de próprio punho assinada pelos pais ou responsáveis.

A Sesau reforça que o monitoramento dos casos de gripe nas unidades escolares deve ser diário. As atividades escolares serão suspensas nas seguintes situações: quando mais de 10% dos alunos da instituição de ensino apresentar, simultaneamente, quadro gripal ou "caso haja, em uma mesma turma, mais de 15% dos alunos simultaneamente em estado gripal, atingindo a interrupção apenas à turma afetada".

Lição - Com a gripe A estampada no noticiário, as crianças já demonstram ter informações sobre a doença. Caso de Maria Clara, de 5 anos, que estuda no colégio Cnec. "Já falei para a minha mãe. Se ela for espirrar, tem que botar a mão na boca e depois lavar as mãos para não passar para os amigos delas", orienta. Na defesa das medidas de prevenção, a pequena "entrega" até a família: "Você acredita que meu pai não põe a mão na boca quando espirra".

No Cnec, a direção manteve apenas um dos quatro bebedouros em funcionamento, somente para que os alunos encham as garrafinhas de água. As salas de aulas permanecem com as janelas abertas e passam por limpeza a cada intervalo.

Confirmado - Conforme boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde), divulgado ontem, Campo Grande registra nove casos confirmados da doença.

Em todo o Estado, são 22 casos de gripe A confirmados. O exame laboratorial é feito somente em casos graves.

Em Mato Grosso do Sul, outros 85 pacientes, distribuídos em 22 municípios, estão sendo monitorados.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions