ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Sindicato fará manifestação após presos agredirem policial civil

Viviane Oliveira | 22/11/2015 09:24
Local onde ocorreu a agressão. O policial foi ferido a golpes de barra de ferro. (Foto: divulgação Sinpol)
Local onde ocorreu a agressão. O policial foi ferido a golpes de barra de ferro. (Foto: divulgação Sinpol)

Depois que o policial civil Arlei Marcelo Farias, 38 anos, foi agredido a golpes de barra de ferro na delegacia de Itaquiraí, distante 410 quilômetros de Campo Grande, o Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul) ameaça manifestação com a entrega das chaves das celas.

O investigador foi ferido na tarde de ontem (21) na cabeça e rendido quando vigiava sozinho 21 presos. Arlei foi agredido com uma barra de ferro serrada da grade da cela, enquanto entregava marmitas aos detentos. Após a agressão, cinco presos fugiram levando a arma e o carro do policial.

Conforme o sindicato, há anos vem cobrando a retirada dos presos das delegacias, pois a função de custódia de presos não é do policial. “É insustentável a permanência de detentos nas delegacias. O que aconteceu com o investigador Arlei é a prova disso”, afirma o presidente Giancarlo Miranda.

A categoria estuda a possibilidade de uma manifestação inédita em todo o Estado com a entrega das chaves das celas às autoridades competentes. “O Sinpol vai convocar uma assembleia para discutir a entrega das custódia de presos”, diz.

Ainda de acordo com o sindicato, o estado de saúde do investigador é estável. Ele recebeu 15 pontos na cabeça e continua internado no Hospital de Dourados.

Superlotação - De acordo com o Sinpol, no dia 18 de novembro a 1ª Delegacia de Ponta Porã, que tem duas celas para abrigar oito presos, estava com 43. Além disso, a unidade não tem ventilação e muito menos luminosidade. Em Chapadão do Sul, a delegacia abriga 25 detentos, porém há uma determinação do juiz da comarca que determina o limite de 12 presos na umidade. Casa haja descumprimento, a multa diária é de R$ 5 mil por preso.

Nos siga no Google Notícias