ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Situação de conflito impede Funasa de entregar remédios

Redação | 15/12/2009 19:32

O coordenador estadual da Funasa/MS (Fundação Nacional de Saúde em Mato Grosso do Sul), Flávio Brito, informou ao Campo Grande News que o órgão não tem enviado remédios aos índios guarani-caiuá, que há 20 dias ocupam uma fazenda em Coronel Sapucaia, pois o local é palco de conflito entre indígenas e fazendeiros.

Nesta segunda-feira, os índios foram até ao MPF (Ministério Público Federal) de Ponta Porã para cobrar que a Funai (Fundação Nacional do Índio) e a Funasa normalizassem a entrega de alimentos e remédios.

De acordo com Flávio Brito, como a área é de conflito e ainda não tem registro, existe também a dúvida quanto à nacionalidade dos índios que ali estão. "Não sabemos se eles são brasileiros ou paraguaios", explicou.

Brito ainda esclareceu que a Funasa não pode investir dinheiro no local, já que é uma área que está em processo de debate. "Se fizermos qualquer obra lá, como um poço, por exemplo, e depois for decidido que a área não ficará com os índios, automaticamente teremos gastado dinheiro do governo federal em propriedade privada".

Nem mesmo médicos e enfermeiros querem ir para o local, segundo Brito. "E como eles não querem ir, não podemos mandar remédios para os próprios índios se automedicarem".

A Funai já pediu à PF (Polícia Federal) para que envie policiais à fazenda, mas até agora nenhuma equipe se prontificou a ir, conforme Brito.

"A gente não se nega a fazer atendimento lá, mas segurança é o fator principal desse atendimento", completou o diretor regional da Funasa/MS, alegando que a opção para os índios que estão acampados lá é ir até a aldeia Taquapery, que fica em Coronel Sapucaia, pois lá tem atendimento da Funasa.

Ata - Após a reunião dos índios com o MPF, uma ata foi escrita. Ela será encaminhada à Funasa.

"Os atendimentos que são determinados pelo Ministério da Saúde serão feitos, mas quando for resolvida a questão de segurança no local", concluiu Brito.

Nos siga no Google Notícias