ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Só depois de denúncia, mãe consegue prontuário do HU

Redação | 09/06/2010 17:37

Somente após interferência do Ministério Público Federal, o Hospital Universitário de Campo Grande entregou o prontuário médico de Rita Steffany de Oliveira, estudante de 19 anos que hoje está sem falar e andar depois de uma cirurgia simples de retirada de pedras dos rins.

O prontuário foi repassado à Inacélia de Oliveira, mãe da jovem, após um mês de espera e muita insistência. A família esperava pelo documento, que possibilitaria o encaminhamento de Rita à rede de hospitais de reabilitação Sara Kubitschek.

O documento possui 3 volumes e 700 páginas não numeradas. Contém a prescrição médica, detalhes da cirurgia, o dia a dia da internação e até a relação de materiais comprados. As páginas referentes à procedimento cirúrgico não apresentam acusam problemas durante o ato.

No dia seguinte à cirurgia (27 de janeiro), apenas uma justificativa, que apontava risco de pneumotórax, acúmulo anormal de ar entre o pulmão e a cavidade torácica que pode causar dificuldades de respiração, mas que é facilmente contornável. Foi neste dia, durante a recuperação, que Rita começou a apresentar problemas.

Segundo a mãe, a jovem começou a ficar com as extremidades do corpo roxas e inchadas. "Fui atrás do médico na hora. Isso salvou a vida dela, já que o Hospital não permitia companhia a pacientes maiores de 18 anos. Se não fosse por isso, ela teria morrido, porque não haveria tempo de salva-la", se emociona.

Apesar de ter passado 4 meses no hospital à espera da recuperação da filha, Inacélia não sabe o problema que deixou Rita totalmente dependente. "Ninguém me falou nada. Ninguém assumiu nada. Estou até agora sem saber. Quando me ligaram para ir buscar o prontuário, deram apenas um exame de sangue e urina", lembra.

"Quando ela saiu do hospital, Perguntei o que ela teve, e os médicos só me falaram que ela precisaria de fisioterapia e fonoaudiologia", desabafa. Entre as suspeitas, está a de complicações com uma infecção generalizada.

Foi a partir daí que Inacélia decidiu procurar a Associação de Vítimas de Erros Médicos, que acionou o Ministério Público Federal. Quase 5 meses depois da cirurgia, a mãe conseguiu o documento, que segundo o MPF é um direito garantido por Lei.

Vida pela frente - Rita tinha o sonho de cursar engenharia civil. Enquanto estudava, dividia seu tempo com um estágio no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). O chefe afirma que a jovem era extremamente responsável e que já tinha novas propostas de trabalho. Atualmente 35 amigos do Incra ajudam a família voluntariamente no transporte para as sessões de fisioterapia e fonoaudiologia. Tudo é feito com a ajuda de voluntários.

O namorado a visita todos os dias e tenta acalmá-la com afagos e um beijo na testa quando ela está muito nervosa. O jovem de 21 anos ajuda Inacélia a cuidar de Rita. Linda e cercada de muito carinho, a menina sorri com o olhar. Mas nos momentos de tristeza, chora bastante. "Quando ela quer desabafar, chora muito. Sabe o que aconteceu, mas não consegue falar", explica a mãe.

Atualmente Rita se alimenta apenas por sonda, não anda, não fala e movimenta apenas a cabeça.

A irmã caçula, Kacia Julia de Oliveira Constantino, de 10 anos, pregou diversos bilhetinhos pela casa. Eles explicam que é proibido falar de coisas tristes com Rita. São permitidas apenas conversas com temas positivos, fazer brincadeiras e cercá-la de amor, sem qualquer tipo de piedade negativa ou tristeza.

"Quando falavam de hospital, a Rita ficava triste. Ela melhorou depois disso", conta a irmã, que sente falta dos passeios pelo Shopping feito quase todas as quartas-feiras com a irmã, onde comiam batata recheada e iam ao cinema.

Erro médico

Nos siga no Google Notícias