ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

TCU aprova contas da UFMS, mas com ressalvas em licitações

Aline dos Santos | 01/11/2013 15:21
UFMS foi informada pelo TCU das impropriedades. (Foto: Marcos Ermínio)
UFMS foi informada pelo TCU das impropriedades. (Foto: Marcos Ermínio)

O TCU (Tribunal de Contas da União) julgou regular, mas com ressalvas, a prestação de contas da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) relativa ao ano de 2009.

Segundo o acórdão 7360/2013, nesta situação está a prestação apresentada pela reitora Célia Maria da Silva Côrrea Oliveira e pelos pró-reitores Júlio César Gonçalves e José Francisco Ferrari.

Outras 45 pessoas receberam quitação plena da prestação de contas, incluindo José Carlos Dorsa Vieira Pontes, que deixou o comando do HU (Hospital Universitário) neste ano após denúncias da operação Sangue Frio, realizada pela PF (Polícia Federal).

Na decisão, o tribunal cita oito impropriedades, como realização de despesas e restrição de competitividade em licitação.

Segundo o relatório, houve ocorrência de despesa sem prévio empenho e consequente inscrição na conta contábil; restrição de competitividade em licitações, com excesso de rigor nas exigências quanto à qualificação técnica; e pagamento de bolsa a servidores integrantes do quadro de pessoal da própria universidade sem a observância de todos os requisitos exigidos por lei.

Também foi apontado que na contratação direta no valor de R$ 1.252.500, por dispensa de licitação, com preferência pela marca “Canon” , não se fizeram presente elementos requeridos pela legislação, “em especial, justificativa técnica feita previamente à aquisição que demonstrasse que a opção eleita fosse, em termos técnicos e econômicos, a mais vantajosa”.

Além de desacordo nos procedimentos adotados para dar continuidade a convênio firmado entre a UFMS e a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), no valor de R$ 700 mil. Conforme o TCU, as impropriedades apontadas não resultaram em dano ao erário. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da UFMS, mas não houve retorno.

Nos siga no Google Notícias