A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 18 de Agosto de 2018

26/08/2011 13:54

TCU e CGU vão investigar os problemas do Enem em 2010

Agência Câmara

O Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU) investigarão as causas e as consequências do erro de impressão dos cartões-resposta da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizada no segundo semestre de 2010.

Os dois órgãos vão também avaliar a consistência do planejamento que vem sendo adotado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para a realização do exame.

A fiscalização foi solicitada ao TCU e à CGU pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e está prevista na Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 129/10, do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), aprovada na semana passada pelo colegiado.

A proposição de Macris está fundamentada em uma série de irregularidades ocorridas na aplicação das provas do Enem desde 2009, o que, segundo o autor, evidencia a existência de “grandes problemas”. Entre as irregularidades, ele cita o cancelamento das provas em outubro de 2009 em razão de suspeitas de vazamento das questões, erros no gabarito e o vazamento na internet de dados de alunos inscritos em 2010.

O relator, deputado João Magalhães (PMDB-MG), apresentou relatório prévio pela implementação da proposta. Após a fiscalização, os pareceres do TCU e da CGU serão analisados pela comissão, que votará um relatório final sobre o assunto.

“A proposta é oportuna diante das evidências de irregularidades no planejamento e na aplicação das provas, que causaram prejuízos não só ao Ministério da Educação, pela necessidade de cancelar e reprogramar novas provas, mas também a milhares de estudantes que viram frustrados seus objetivos”, afirmou Magalhães.

Último sorteio da Mega-Sena na semana pode pagar até R$ 23 milhões
Neste sábado (18) o último dos três sorteios da semana da “Mega-Sena dos Pais) pode pagar para um ou mais acertadores até R$ 23 milhões. Durante os o...
Gabaritos do Enceja já estão disponíveis no site do Inep
O Ministério da Educação (MEC) divulgou no final da tarde de hoje (17) gabarito oficial do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens...
Capes torna mais rígida avaliação de cursos de pós-graduação
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tornou mais rígida a avaliação dos cursos de pós-graduação no país. De acordo c...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions