ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Tempo de academia de policial não dará direito a salário a partir de agora

Projeto de lei com mudanças em concursos públicos foi sancionado pelo governo

Mayara Bueno | 11/11/2016 09:25

A partir de agora, quem concorrer a uma vaga de policial entrará na escola de formação como candidato e não terá direito a remuneração. A mudança faz parte do projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), nesta sexta-feira (11).

Alvo de discussões na casa de leis, a proposta altera critérios e outros detalhes de concursos públicos da Polícia Civil. Antes da aprovação, os concorrentes aos cargos entravam na academia já como policiais efetivos, recebendo remuneração como tais. Agora, além de o aluno entrar como candidato e receber um auxílio bolsa, a formação será mais um critério de seleção.

As alterações geraram discussão na Assembleia. De um lado, o sindicato da categoria queria que a academia de formação fosse uma fase a ser executada já pelo policial aprovado no concurso. Delegados civis, no entanto, defenderam que a academia tenha de ser um critério para entrada efetiva no quadro.

Tentando reverter o projeto apresentado pelo governo estadual, o deputado Pedro Kemp (PT), apresentou emendas para barrar a mudança, que foram rejeitadas pelos parlamentares. A proposta foi aprovada na terça-feira (11).

Outra mudança prevista é que, agora, o concurso público poderá ser realizado de forma regionalizada. Ou seja, especificar para qual cidade a vaga será destinada. Desta forma, o candidato vai indicar para que cidade pretende trabalhar e concorrer aquela vaga específica.

A proposta ainda prevê o parcelamento de descontos salariais por conta de punição administrativa, de acordo com os critérios e gravidade da penalidade, também cria novos cargos comissionados. Para a função de delegado, a prova oral será eliminatória e classificatória, tendo o candidato que obter nota mínima prevista no edital.

Clique aqui para ver o teor da nova lei.

Nos siga no Google Notícias