ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

TRE cancelou 19,6 mil títulos eleitorais em 14 cidades

Redação | 31/01/2008 13:05

As revisões eleitorais promovidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul em 14 municípios do Estado em 2007 recadastraram mais de 70% dos eleitores nas cidades consultadas. O processo foi realizado em Alcinópolis, Angélica, Costa Rica, Figueirão, Douradina, Jateí, Vicentina, Juti, Rochedo, Sonora, Taquarussu, Novo Horizonte do Sul, Ivinhema e Sete Quedas, conforme ressaltou o TRE. O procedimento deve ser realizado sempre que o número de eleitores de um município corresponder a mais de 65% de sua população. No balanço final, a Justiça Eleitoral contabilizou o cancelamento de 19.642 títulos de eleitor, pertencentes àqueles que não compareceram ao processo de recadastramento.

De acordo com os números do tribunal, dos 82.431 eleitores que deveriam passar pelo recadastramento, 62.789 compareceram aos cartórios eleitorais, o que garantiu uma presença de 76,12% ao processo. O maior comparecimento foi registrado em Alcinópolis, onde, dos 2.963 eleitores cadastrados, 2.497 atenderam ao chamado do TRE (84,27%), e 466 não compareceram. Por outro lado, dos 4.108 eleitores aguardados em Novo Horizonte do Sul, 2.760 participaram do recadastramento (comparecimento de 67,19%).

A revisão só foi possível mediante apresentação pessoal, nos postos de revisão, dos eleitores de cada município, com apresentação de comprovante de residência, documento de identidade, título eleitoral, documento comprovando a condição de eleitor ou que tenha requerido inscrição ou transferência. Tiveram os títulos cancelados eleitores que não comprovaram identidade ou domicílio não assinaram o caderno de revisão nem receberam o comprovante de comparecimento.

Nos siga no Google Notícias