ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Três Lagoas recebe prêmio nacional de meio-ambiente

Redação | 20/05/2009 21:51

Ontem, no Rio de Janeiro (RJ), a prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB), participou da premiação bi-anual concedida pelo Instituto Ambiental Biosfera. Pela segunda vez, em menos de cinco anos, o município de Mato Grosso do Sul recebe o prêmio de destaque nacional em planejamento urbanístico e paisagístico.

O seminário reúne as maiores autoridades brasileiras na área de urbanismo e meio ambiente e prefeitos de cidades de todos os Estados brasileiros. O prefeito de Bonito, José Arthur Soares de Figueiredo e um representante do município de Cassilândia também participaram da premiação.

Aplaudida por todos, Simone falou da dificuldade das prefeituras em obter recursos e pediu mais autonomia a administração municipal, que, segunda ela, fica com a menor fatia do bolo tributário e com a maior parte dos problemas. A prefeita também disse que o maior crime no Brasil ainda é a miséria.

Prêmio - O prêmio é concedido para 30 cidades brasileiras, consideradas pelo Instituto, como "Municípios Verdes", que durante o período assumiram destaque tanto local, como nacional pelas políticas públicas de desenvolvimento, diretrizes e ações que resultaram em avanços no meio-ambiente.

A escolha das cidades premiadas é feita com base numa pesquisa prévia e passa pelo crivo de uma comissão com 49 membros, incluindo professores, pesquisadores e estudiosos das áreas ambiental e de desenvolvimento sustentável. Foi conferida uma especial atenção aos municípios brasileiros que através dos seus planos diretores implementaram avanços significativos nas áreas de urbanismo, obras públicas, saneamento, habitação, transporte, paisagismo e arborização urbana.

Cidades - As outras cidades consideradas destaques no País são: Araguaína, em Tocantins; Balsas, no Maranhão; Barbacena, em Minas Gerais; Bariri, Catanduva, Lins, Marilia, Penápolis e Votuporanga, em São Paulo; Caicó, no Rio Grande do Norte; Campo Maior, no Piauí; Cascavel, no Paraná; Castanhal, no Pará; Crato, no Ceará; Guanambi, na Bahia; Linhares, no Espírito Santo; Osório, no Rio Grande do Sul; Palmeira dos Índios, em Alagoas; Patos, na Paraíba; Pimenta Bueno, em Rondônia; Pirai, no Rio de Janeiro; Pomerode e Xanxerê, em Santa Catarina; Rio Branco, no Acre; Salgueiro, em Pernambuco e Sorriso, em Mato Grosso.

Nos siga no Google Notícias