ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

UFMS barra estudantes para votar adesão de HU à Empresa Brasileira

Edivaldo Bitencourt e Viviane Oliveira | 16/04/2013 13:53
Alunos ficaram do lado de fora de reunião sobre HU (Foto: Marcos Ermínio)
Alunos ficaram do lado de fora de reunião sobre HU (Foto: Marcos Ermínio)

Estudantes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) foram barrados da reunião do Coun (Conselho Universitário), que analisa, no início da tarde de hoje, a adesão do Hospital Universitário à EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A.).

Cerca de 50 alunos protestam contra a privatização do hospital, que acontece na sala de reuniões da Reitoria da instituição. Eles estão com faixas, cartazes e um megafone para fazer o ato.

Segundo a acadêmica de Medicina, Vitória Marcondes, de 20 anos, a adesão do HU à empresa pública criada pela presidente Dilma Rousseff (PT) não vai solucionar os problemas da instituição. Ela disse que o Tribunal de Contas da União considerou ilegal a contratação de servidores sem concurso público. “Sempre faltou funcionários”, contou.

A estudante teme o comprometimento do programa de estágio oferecido pelo HU. Ela também é contra a criação do curso de Medicina em Três Lagoas, porque não existe condições nem infraestrutura.

A estudante de Nutrição, Natália Henkin, de 20 anos, considera um absurdo “a privatização do HU”. Ela conta que o programa não deu certo em outras cidades brasileiras.

A acadêmica de Medicina Veterinária Stefani Santana, de 21 anos, também participou do protesto. Ela disse que a reunião do Coun deveria ser aberta. O estatuto da universidade proíbe a tomada de decisões em reuniões fechadas.

Nos siga no Google Notícias