A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

03/12/2008 13:17

UFMS segue recomendação do MPF e muda edital de concurso

Redação

A UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) alterou o regulamento do concurso público que visa contratar 117 professores para Corumbá, Campo Grande, Três Lagoas, Coxim, Aquidauana, Paranaíba, Chapadão do Sul e Nova Andradina. A mudança foi sugerida pelo MPF (Ministério Público Federal).

As principais medidas sugeridas foram a obrigatoriedade do direito de acesso dos candidatos ao caderno de provas, para que possam ser elaborados recursos contra o resultado e a determinação para que a folha definitiva de prova não contenha qualquer identificação do candidato perante a banca examinadora, como rubrica, assinatura, palavra ou caractere.

O MPF recomendou ainda que os editais de concursos posteriormente promovidos pela UFMS sigam as mesmas normas.

O concurso para contratação de professores na UFMS acontece no dia 4 ao dia 7 e do dia 11 ao dia 14. A prova é dividida em duas fases devido à quantidade de candidatos, distribuídos em 102 áreas de conhecimento.

TCU - A contratação de professores substitutos temporários pela UFMS foi considerada ilegal pelo TCU (Tribunal de Contas da União), que determinou a demissão dos docentes.

Pelo acórdão, a admissão temporária de professor substituto será feita exclusivamente para suprir a falta de docente de carreira, decorrente de exoneração ou demissão, falecimento, aposentadoria, afastamento para capacitação e afastamento ou licença de concessão obrigatória.

A decisão do TCU também se baseou no art. 5º da Lei 8.745/93, que considera ilegais os atos de admissão para contratação temporária que não sejam precedidos de autorização ministerial e de dotação orçamentária específica.

Outro aspecto legal apontado pelo TCU para determinar a demissão dos professores substitutos temporários foi a ausência de apresentação da declaração de bens e renda, que torna nulo o ato de admissão de servidor público, conforme art. 3º, c/c o art. 1º, inciso VII, da Lei 8.730/93.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions