ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Umidade do ar cai a 19% em Campo Grande e Defesa Civil mantém alerta

Aline dos Santos | 29/07/2011 09:17

Às 15h de ontem, a umidade relativa do ar chegou a 19% em Campo Grande. A previsão era ainda mais preocupante. “Tinha um indicativo que poderia chegar a 14%. Mas questões como variações de temperatura, velocidade do vento influíram”, explica o meteorologista da Anhanguera/Uniderp, Natálio Abraão.

Na Capital, a estiagem que marca este Inverno já derrubou a umidade do ar para 15%. A marca foi atingida no dia 14 de julho. O ideal para saúde humana é que o percentual seja acima de 60%.

Na região Norte do Estado, a situação também é crítica. “O centro da massa de ar quente que está estacionada na região”, afirma o meteorologista. Ontem, a população de municípios como Coxim, Rio Verde e Sonora enfrentou umidade do ar de 18%.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Campo Grande, Sebastião Rayol, foi feito alerta à Semed (Secretaria Municipal de Educação) e às unidade militares sobre a condição climática adversa.

“Orientamos a secretaria de Educação, que repassa as informações para os diretores das escolas”, salienta. As aulas na rede municipal tiveram reinício nesta semana. “Também demos orientações às unidades militares, para a não exposição das tropas”, enfatiza.

O tempo seco ameaça a saúde, provocando problemas respiratórios. A recomendação é tomar muito líquido, evitar o sol forte, usar roupas claras e manter os ambientes úmidos, com bacias de água ou toalhas molhadas. Exercícios físicos devem ser evitados entre 10h e 16h.

Nos siga no Google Notícias