ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

União estuda entregar parque em Bodoquena para gestão privada

A área de preservação de gestão federal tem território em Bodoquena, Bonito, Jardim e Porto Murtinho

Anahi Zurutuza | 19/06/2018 11:36
Vista de cima de parte do Parque Nacional da Serra da Bodoquena (Foto: Prefeitura de Bonito/Divulgação)
Vista de cima de parte do Parque Nacional da Serra da Bodoquena (Foto: Prefeitura de Bonito/Divulgação)

O governo federal vai abrir consulta pública para definir se entrega ou não para administração da iniciativa privada o Parque Nacional de Serra da Bodoquena. A unidade de conservação de 77.021,58 hectares foi criada em 21 de setembro de 2000 com o objetivo de proteger o Cerrado. A área de preservação de gestão federal tem território em Bodoquena, Bonito, Jardim e Porto Murtinho.

A União lançou nesta segunda-feira (18) um plano de incentivo ao turismo em unidades de conservação do País abrindo a possibilidade de concessão de sete parques nacionais. A expectativa é arrecadar R$ 930 milhões com a iniciativa, segundo apurou o Estadão.

Dentre as áreas, estão os parques nacionais da Chapada do Veadeiros, no Cerrado de Goiás, e do Pau-Brasil, na Mata Atlântica da Bahia, cujos editais para a privatização já estão até prontos.
Já para decidir se concede para administração e exploração os parques de Itatiaia (que estende por RJ, SP e MG), Caparaó (na divisa entre MG e ES), Lençóis Maranhenses (MA) e Jericoacoara (CE), além da Serra da Bodoquena, o governo ainda fará a consulta pública.

No próximo dia 28, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que gere o parque na Serra da Bodoquena, fará reunião em Bonito para debater o assunto com a comunidade e ambientalistas. O encontro deve acontecer na Câmara Municipal da cidade a 257 km de Campo Grande.

Cachoeira na área de conservação ambiental (Foto: Nathaly Feitosa/MPF)
Cachoeira na área de conservação ambiental (Foto: Nathaly Feitosa/MPF)

Potencial – O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, efetivado no cargo na semana passada, adiantou ao Estadão detalhes do plano. “Mais da metade do território tem apelo para o turismo sustentável, mas os parques nacionais receberam no ano passado cerca de 10 milhões de visitantes em todo o território”, disse ao jornal de circulação nacional.

Um estudo encomendado ICMBio, que gere 333 unidades de conservação no Brasil, indicou que em 2015, quando os parques foram visitados por 8 milhões de pessoas, cada real gasto por visitante no parque implicou em sete reais em benefícios econômicos para o entorno.

Acontece que atualmente, somente 14 parques cobram ingressos dos usuários. Os mesmo tiveram arrecadação de R$ 55 milhões no ano passado.

Nos siga no Google Notícias