ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Universidades particulares não preenchem metade de vagas

Redação | 27/11/2009 16:13

No último ano, cerca de 56% das vagas oferecidas pelas instituições privadas de ensino superior do estado não foi preenchida. Os dados são do Censo da Educação Superior, divulgado hoje pelo MEC (Ministério da Educação).

Nas universidades públicas do estado, os números são de apenas 2,56% das vagas chamadas "ociosas".

A secretária de Ensino Superior do MEC, Maria Paula Bucci, diz que o crescimento do número de matrículas no ensino superior entre 2007 e 2008 não acompanhou a expansão das vagas. Em todo o país, foram registradas 1.479.318 vagas não preenchidas.

Uma das razões para o fenômeno ocorre seria que, durante o processo de autorização de um curso, as instituições pedem mais vagas do que de fato desejam oferecer. "O processo de autorização era muito lento. A tendência é que a instituição não precise mais fazer esse 'estoque' de vagas", comenta Bucci.

Particular - As instituições privadas respondem por 98% dessas vagas. Entre 2007 e 2008, o aumento de vagas ociosas foi de 10%. Apesar de alto, ainda é menor do que o registrado no período anterior, de 13%.

O relatório aponta que é preciso analisar as razões para um número tão grande de vagas desocupadas, pois "a oferta deve refletir a capacidade instalada do setor para atender à demanda por cursos de graduação".

Nos siga no Google Notícias