ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Vacinação: MS é um dos 15 estados que alcançou meta

Redação | 16/05/2008 18:51

Balanço da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, encerrada hoje no País, aponta que Mato Grosso do Sul está entre os 15 estados que já conseguiram alcançar a meta de imunização contra a gripe, ou seja, no mínimo 80% das pessoas acima de 60 anos já tomaram as doses.

No Estado, o percentual é o menor registrado entre esses grupos de estados, ficando em 80%. O maior é do Distrito Federal, com 97% de cobertura.Em Mato Grosso do Sul apesar de a meta ter sido alcançada, a campanha foi prorrogada para tentar ampliar o número de idosos vacinados. O esforço de vacinação continua até o dia 21 de maio.

Segundo o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, 12 estados não conseguiram alcançar a meta. A situação mais grave é em Rondônia, onde apenas 66,62 dos idosos já se vacinaram contra o vírus Influenza, o que mais comum entre os que provocam a gripe.

Com base nos dados parciais, a avaliação do Programa Nacional de Imunizações é que a meta nacional será alcançada.  Apesar do encerramento da campanha hoje, estados e municípios têm até o dia 5 de junho para finalizar o repasse de informações ao Ministério da Saúde.

O balanço parcial de hoje foi feito com base nas informações atualizadas pelos estados e municípios até 17h40. O resultado final será divulgado no dia 6 de junho.

Benefícios- Estudos que a vacina contra o vírus Influenza reduz mais de 50% das doenças relacionadas à gripe nos idosos e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias.

Também há pesquisas que  apontam que há queda de pelos menos 31% das mortes hospitalares por pneumonia e influenza (gripe) e de cerca de 50% das mortes hospitalares relacionadas às doenças respiratórias. Quanto aos óbitos entre idosos, por diversas causas, o percentual de queda varia entre 27% e 30%.

Nos siga no Google Notícias