ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Verba para habitação pode ser vinculada ao Orçamento

Redação | 22/09/2009 10:57

A verba para investimento no setor habitacional pode passar a ser vinculada ao Orçamento, caso a PEC 285/2008 (Proposta de Emenda à Constituição) seja aprovada no Congresso.

A proposta prevê que a União invista, obrigatoriamente, 2% de seu Orçamento em habitação. Estados e municípios teriam de aplicar 1% de sua verba na construção de habitações populares.

A informação foi dada esta manhã, em Campo Grande, pelo deputado federal Renato Amary (PSDB-SP), presidente da Comissão Especial que analisa a PEC.

Ele participou, na Assembléia Legislativa, do primeiro "Seminário Regional da Moradia Digna". Outras cidades ainda receberão esta discussão, até o dia 6 de outubro: Salvador, Porto Alegre, Belém e São Paulo.

Na prática, segundo o deputado, a PEC prevê a criação de um fundo habitacional, na qual União, estados e municípios tenham participação pré-determinada.

"Precisamos de muito mais dinheiro para debelar este problema, até que todos os brasileiros tenham uma moradia digna. Dinheiro existe, há recursos, o que falta é gestão, temos que ter disponibilidade garantida de recursos para o setor", declarou o parlamentar.

Hoje o Brasil tem déficit habitacional de 8 milhões de unidades. Em Mato Grosso do Sul, o número chega a 60 mil, segundo informou esta manhã o governador André Puccinelli (PMDB).

O governo do Estado investe cerca de 2% na área habitacional, segundo Puccinelli. Sua meta, conforme adiantou nesta manhã, é zerar o déficit habitacional ou pelo menos chegar perto desta marca.

"Nossa meta é chegar até 2010 com 50 mil casas construídas", afirmou o governador. Até agora, mais de 35 mil residências estão prontas, em fase de construção ou pelo menos com verba liberada.

Nos siga no Google Notícias