A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

22/09/2009 10:57

Verba para habitação pode ser vinculada ao Orçamento

Redação

A verba para investimento no setor habitacional pode passar a ser vinculada ao Orçamento, caso a PEC 285/2008 (Proposta de Emenda à Constituição) seja aprovada no Congresso.

A proposta prevê que a União invista, obrigatoriamente, 2% de seu Orçamento em habitação. Estados e municípios teriam de aplicar 1% de sua verba na construção de habitações populares.

A informação foi dada esta manhã, em Campo Grande, pelo deputado federal Renato Amary (PSDB-SP), presidente da Comissão Especial que analisa a PEC.

Ele participou, na Assembléia Legislativa, do primeiro "Seminário Regional da Moradia Digna". Outras cidades ainda receberão esta discussão, até o dia 6 de outubro: Salvador, Porto Alegre, Belém e São Paulo.

Na prática, segundo o deputado, a PEC prevê a criação de um fundo habitacional, na qual União, estados e municípios tenham participação pré-determinada.

"Precisamos de muito mais dinheiro para debelar este problema, até que todos os brasileiros tenham uma moradia digna. Dinheiro existe, há recursos, o que falta é gestão, temos que ter disponibilidade garantida de recursos para o setor", declarou o parlamentar.

Hoje o Brasil tem déficit habitacional de 8 milhões de unidades. Em Mato Grosso do Sul, o número chega a 60 mil, segundo informou esta manhã o governador André Puccinelli (PMDB).

O governo do Estado investe cerca de 2% na área habitacional, segundo Puccinelli. Sua meta, conforme adiantou nesta manhã, é zerar o déficit habitacional ou pelo menos chegar perto desta marca.

"Nossa meta é chegar até 2010 com 50 mil casas construídas", afirmou o governador. Até agora, mais de 35 mil residências estão prontas, em fase de construção ou pelo menos com verba liberada.

MEC quer programa para ocupar vagas ociosas em universidades públicas
O Ministério da Educação (MEC) estuda criar ainda este ano uma nova modalidade do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), chamada Sisu Transferência, vo...
Mega-Sena acumula de novo e prêmio para sábado vale R$ 22 milhões
O segundo sorteio da Mega-Sena, desta semana que terão três, mais uma vez, voltou acumular, devido a falta de acertadores no prêmio principal. O sort...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions