ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Vivo, trabalhador só anula certidão de óbito na Justiça

Redação | 14/09/2009 17:42

O trabalhador rural José da Silva, 58 anos, morador em Corumbá, a 426 quilômetros de Campo Grande, foi obrigado a recorrer à Justiça para anular a certidão de óbito. Apesar de estar vivo, ele foi confundido com um feirante morto em 8 de agosto de 2002.

O trabalhador contou com o apoio do defensor público José Gonçalves de Farias, que ingressou com a ação na Justiça. A certidão de óbito foi anulada por determinação do juiz da Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos, Eduardo Eugênio Siravegna Júnior. Segundo a assessoria da Defensoria, ele determinou que o MPE (Ministério Público Estadual) adote as providências em relação ao falecido.

A confusão - A confusão começou com a morte do feirante há seis anos. A Defensoria Pública conseguiu comprovar que os dois são homônimos.

O falecido possuía inscrição de CPF e ainda reconhecimento de paternidade em sua certidão de nascimento.

Já o trabalhador rural não possui o nome do pai em sua certidão de nascimento e também não têm CPF e título de eleitor.

Ele descobriu a irregularidade ao retirar os documentos para obter a aposentadoria. Como havia uma certidão de óbito, José da Silva não conseguiu ingressar com o pedido no INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).

A defesa atribuiu o fato do trabalhador rural viver em fazendas da região do Pantanal e fazer visitas esporádicas a cidade por não ter tais documentos.

Nos siga no Google Notícias