ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Amor em 4 Patas

Assim como os cães, gatos precisam de vacina?

Poucos tutores sabem, mas existem vacinas que protegem contra várias doenças comuns em gatos.

Dra. Larissa Meurer (*) | 19/05/2022 15:03
Larissa Meurer com 2 gatos, já vacinados (Foto: Arquivo Pessoal)
Larissa Meurer com 2 gatos, já vacinados (Foto: Arquivo Pessoal)

Hoje vim falar aqui com os gateiros (tutores de gatos). Como são animais que demoram mais pra adoecer - afinal conseguem esconder muito bem o que sentem -, quando vamos perceber que há algo de errado, geralmente o gatinho já está bem mal. A fim de evitar tudo isso que hoje escrevo para vocês, sobre vacinação de gato. E não estou falando daquela injeção pra não ter filhotes, que apesar de famosa, causa muito mal aos animais. Estou falando da vacina contra doenças.

Poucos tutores de gatos sabem que eles também precisam se vacinar contra raiva, porém, além desta, existem também as vacinas múltiplas, que protegem contra várias doenças comuns em gatinhos. Vamos ver quais são?

A primeira vacina que os gatinhos tomam é a partir de 2 meses de vida, que é a vacina múltipla. Dentre as vacinas múltiplas existem V3, V4 e V5, que protegem respectivamente contra 3, 4 e 5 doenças. Não é necessário aplicar as 3. Você, sob orientação da sua médica veterinária, vai escolher 1 dessas 3 pra aplicar no seu felino.

Gatinho se preparando para ser vacinado. (Foto: Arquivo Pessoal)
Gatinho se preparando para ser vacinado. (Foto: Arquivo Pessoal)

Eu não costumo trabalhar com a V3, afinal protege contra poucas doenças, então quero te falar da V4 e a V5.

A V4 protege contra:

  • Rinotraqueíte (doença que causa principalmente sintomas respiratórios, entre outros)

  • Calicivirose (doença que causa principalmente sintomas respiratórios, entre outros)

  • Clamidiose (doença que causa principalmente sintomas oculares, entre outros)

  • Panleucopenia (doença que causa principalmente sintomas como vômitos e diarreia, entre outros)

Já a V5 protege contra as mesmas 4 doenças da V4 + a felv, conhecida como leucemia dos gatos. É uma doença sem cura e muito comum, por isso vale a pena proteger o seu gatinho com essa vacina.

Para aplicação da V5 é necessário primeiramente fazer um teste de sangue. Caso  o teste apresente resultado negativo para a doença, só então o felino será vacinado. O teste é rápido, feito durante o atendimento, e o resultado fica pronto em cerca de 10 minutos.

Independente de qual você escolha: V4 ou V5, quando será a primeira vez que vai aplicar será necessário fazer 2 doses, e depois 1 reforço anual por toda a vida do gatinho, até mesmo quando for velhinho.

Outra vacina que os gatos tomam é a contra raiva, obrigatória por lei a partir de 3 meses de idade. A vacina contra raiva é de dose única, anual, por toda a vida do animal.

Se você quer ser o herói da usa família e proteger seu felino, clique no link abaixo para agendar a vacinação do seu gatinho através do direct do instagram.

(*) Dra. Larissa Meurer é médica veterinária com 5 anos de experiência clínica. Especializada em Prevenção e profissional no atendimento domiciliar. Trabalha realizando treinamentos de equipe em pet shops com foco em prevenção. E também realizando consultas, exames e vacinas em domicílio com objetivo de aumentar o tempo de vida dos animais e trazendo ainda mais qualidade de vida aos pets e consequentemente pra toda família de seus pacientes.

Nos siga no Google Notícias