ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Amor em 4 Patas

Se você fizer isso vai proteger toda sua família

Dra. Larissa Meurer (*) | 04/05/2022 10:00

Giardíase é uma doença causada por um parasita chamado Giárdia, que infecta o sistema gastrointestinal de animais e seres humanos, causando sintomas parecidos com de verminoses. Essa doença pode deixar o pet (cão ou gato, e até pessoas) com vômito, diarreia, falta de apetite, tristeza, emagrecimento, enfim, é muito sofrimento pra algo que é simples de prevenir.

Tenho uma amiga que tem 8 cães em casa, e infelizmente todos pegaram essa doença, inclusive seu próprio filho. Imagino como deve ter sido uma fase difícil com todos doentes na casa. Mas hoje lendo essa matéria você possui a oportunidade de se tornar o herói ou heroína da sua casa! Pois vou te ensinar tudo o que precisa pra evitar esse parasita desagradável.

Além do sofrimento que a giardíase causa nos animais e nas pessoas, o gasto também é enorme, já que todos vão precisar passar por avaliação médica, tomar medicações, realizar exames, e até mesmo ficar internado.  Tenho uma outra amiga que o cãozinho dela também já pegou essa doença enquanto ela estava viajando. O pet precisou ser internado pois estava muito fraco. Pense no desespero de estar a quilômetros de distância e não poder estar perto do filho pet pra cuidar e ajuda-lo.

Afinal doenças não tem dia e nem hora pra acontecer, na maioria das vezes acontece em momentos que você não tem a disponibilidade pra dar total atenção ao tratamento, ou não tem as condições financeiras pra fazer o tratamento adequado. E é por isso que a prevenção é a melhor opção. Não deixe que a correria do dia a dia ou a falta de recursos para proteger seu pet, impeça-o de fazer isso, pois vale muito mais a pena se esforçar pra conseguir aplicar a prevenção do que precisar fazer tratamento depois.

Além do sofrimento, estresse emocional e gastos financeiros com a doença, se isso acontece com seu pet você precisará dispor do seu tempo pra medicá-lo nos horários necessários, vai precisar dedicar atenção e cuidados especiais que o pet precisa no momento. Então esse recado é pra você que tem a vida muito corrida: ache um espaço na agenda pra vacinar seu pet e aplicar as formas de prevenção, pois o tratamento ocupa muito mais tempo do que proteger seu bichinho antes disso acontecer.

Pra isso existe o atendimento médico veterinário á domicílio, como o trabalho que faço, onde os horários são mais flexíveis, ou seja, trabalhar o dia todo não é mais motivo pra deixar de vacinar seu pet.

Bom, agora que vocês compreenderam a importância da proteção contra essa terrível doença, vamos ao principal: Como evitá-la?

⦁ Primeiramente é vacinar seu pet contra essa doença. Existe uma vacina que específica somente para prevenir a giardíase, e caso seu pet for vacinado e depois se contaminar com esse parasita, a vacina irá “abraçar” o parasita, impedindo que ele se reproduza, assim encerrando o ciclo da giárdia. Ou seja, quando seu pet for defecar ele vai eliminar nas fezes a forma não infectante da doença. Além de que é muito mais econômico vacinar do que tratar, concorda?

Apesar da vacina desempenhar uma função muitíssima importante na prevenção, ela serve como um auxílio, pois existem outros cuidados que você também precisa ter pra evitar que toda sua família seja contaminado por essa doença. Vamos lá?

⦁ Utilizar água fervida ou filtrada

Não indico o uso de água mineral constantemente, afinal ela vem minerais que se ingeridos continuamente podem acabar sobrecarregando os rins desse pet. Por isso se você tem filtro em casa, dê dessa água aos seus pets (cães e gatos), e tome também dessa água. Porém se você não tiver filtro, não há problema, você pode ferver a água antes de gelar e oferecer ao seu pet.

⦁ Lave bem as verduras e legumes que você e sua família comem, pois dessa maneira não vai evitar apenas a giárdiase e sim várias outras doenças.

⦁ Utilize um produto á base de amônia quaternária para eliminar esses parasitas do ambiente. Produtos de limpeza comuns, que são encontrados em supermercados geralmente eliminam apenas algumas bactérias, em contrapartida este produto que está sendo indicado elimina bactérias, vírus, fungos, sarnas e protozoários (giárdia).

A vacina de giárdia é permitida para todos os cães saudáveis acima de 2 meses de idade, a proteção do seu pet, sua e de sua família, está em suas mãos, então clique aqui e agende via direct a vacina domiciliar do seu cãozinho.

(*) Dra. Larissa Meurer é médica veterinária com 5 anos de experiência clínica. Especializada em Prevenção e profissional no atendimento domiciliar. Trabalha realizando treinamentos de equipe em pet shops com foco em prevenção. E também realizando consultas, exames e vacinas em domicílio com objetivo de aumentar o tempo de vida dos animais e trazendo ainda mais qualidade de vida aos pets e consequentemente pra toda família de seus pacientes.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias