ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Amor em 4 Patas

É possível dar banho a seco nos meus pets?

Dra. Larissa Meurer (*) | 16/03/2022 10:00

Já ouvimos falar muito sobre banho á seco em sofás não é mesmo, mas será que isso existe pra pets também? E a resposta é sim. É um produto vendido em lojas pet shop e que não pode faltar na sua casa. Veja só com ele pode ser útil para você:

Limpeza de filhotes 

Cães filhotes até completar todas as doses da vacina múltipla, como a V10 por exemplo, não possuem imunidade. São animais que não estão resistentes ás doenças ainda. Tá,c mas e qual a relação disso com o banho seco? Não é recomendado que filhotes que ainda não completaram esquema vacinal tome banho tradicional com água, afinal banho pode ser um fator estressante (fato cientificamente comprovado), e o estresse baixa a imunidade de um animal que já não possui imunidade completamente formada. O banho tradicional com água pode baixar a imunidade do filhote ficando susceptível a ficar doente, ou até mesmo ficar gripado. Afinal o que é um resfriado para um adulto, em filhotes pode virar pneumonia. Então sempre que puder, evite banho com água caso seu filhote ainda não tenha terminado as vacinas. Se sua vizinha, ou se seu parente deu banho no filhote e sobreviveu, não arrisque com o seu filhote, cada indivíduo é diferente um do outro, e o objetivo aqui da coluna “Amor em 4 patas” é a PREVENÇÃO!

Limpeza durante a semana 

Rapidamente meu filhote irá terminar as vacinas e vai poder tomar banho tradicional com água, então o produto que comprei será perdido? A resposta é: não! O banho seco é muito útil até mesmo para animais adultos. É muito gostoso banhar os pets semanalmente, outros quinzenalmente, pois eles ficam cheirosos e gostosos. Mas e se no meio da semana seu pet se suja, fica fedido ou toma uma garoa, o que você vai fazer? Exemplo: tomou banho no sábado e na segunda feira se sujou, você daria outro banho nele?

O ideal é que não dê mais de um banho por semana para não destruir a barreira de proteção natural da pele. E é aí que o banho seco entra. Você pode usá-lo para limpar e desinfetar seu pet que se sujou. Existem marcas que possuem um cheiro muito gostoso, mas apesar disso, não são apenas perfumes, são realmente banho seco, ou seja, limpa e desinfeta. Abaixo um vídeo explicativo de como fazer essa limpeza no seu pet com banho seco.

Limpeza das patas 

Algo que poucos se preocupam é com a higiene das patas pós passeio. Aposto que você não tinha pensado nisso! Mas é algo importantíssimo, afinal no passeio eles estão em contato direto com o chão e podem trazer pra dentro de casa sujeiras, fungos, bactérias, vírus, sarnas, carrapatos e pulgas.

Banho seco não mata carrapatos e pulgas, mas o hábito de limpar as patas diariamente pós passeio faz com que você note rapidamente quando houver algo de anormal, podendo assim solicitar atendimento médico veterinário.

Limpeza das orelhas 

Caso o banho seco não tenha álcool na composição ele pode ser utilizado para limpeza da orelha externa. Abaixo veja as 3 formas de estar utilizando banho seco no seu pet:

(*) Dra. Larissa Meurer é médica veterinária com 5 anos de experiência clínica. Especializada em Prevenção e profissional no atendimento domiciliar. Trabalha realizando treinamentos de equipe em pet shops com foco em prevenção. E também realizando consultas, exames e vacinas em domicílio com objetivo de aumentar o tempo de vida dos animais e trazendo ainda mais qualidade de vida aos pets e consequentemente pra toda família de seus pacientes.

Nos siga no Google Notícias