ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Amor em 4 Patas

Meu cãozinho está obeso. E agora, o que eu faço?

Dra. Larissa Meurer (*) | 13/04/2022 09:00

Um cãozinho gordinho é muito fofo, e dá muita vontade de apertar, não é mesmo? Mas preciso te dizer que isso não é nada saudável e pode até colocar a vida dele em risco. Mas com saber se o seu pet está fora do peso ou não?

O principal parâmetro utilizado é o escore corporal, é uma avaliação visual e de palpação de determinadas regiões do corpo com depósito de gordura e músculo para estimar seu estado nutricional. Na foto á seguir é possível observar os diferentes tipos de escore de cães e gatos, sendo o número 5 o ideal:

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Se o seu pet estiver abaixo do escore 5, calma, não precisa empanturra-lo de comida, pois o fígado e rins estão trabalhando em outro ritmo.

Mas se o seu pet estiver acima do escore 5, também é preciso ter calma. Quando eu digo calma não quero dizer que é algo que deve ser deixado pra depois, pois tanto a caquexia (magro demais), quanto a obesidade são problemas que apresentam risco de vida ao pet.

Peço calma para não fazer qualquer dieta maluca que aparecer em sua frente, nem mesmo aquelas da internet. Sempre procure orientação médica veterinária pois existe diversas causas pra que esses problemas ocorram e portanto diversos tipos de tratamento.

Assim como nós humanos só conseguimos emagrecer verdadeiramente com apoio psicológico, para o emagrecimento de um filho pet também é necessário apoio psicológico para ele e para o tutor, alguns animais precisam até mesmo de medicações e florais para estresse, pois o emagrecimento é um processo necessário mas que não é fácil. É preciso determinação e constância.

Algo muito importante para lembrar é sobre o uso de rações light ou para obesidade. A maioria dessas rações são utilizadas como medicação, ou seja, precisam ser prescritas, e possuem data de início e de termino para sua utilização. Por isso não compre nenhuma dessas rações por conta própria pois cada caso é um caso. Utilizar essas rações da maneira errada pode baixar a imunidade do seu pet e deixar ele com insuficiência nutricional.

O primeiro passo pra mudança é entender o que pode acontecer se o seu pet continuar obeso:

  • Artrite e artrose
  • Problemas de coluna
  • Pressão alta
  • Colesterol alto
  • Diabetes
  • Reduz tempo de vida
  • Aumenta riscos cirúrgicos
  • Baixa imunidade
  • Má cicatrização de feridas
  • Doenças cardíacas
  • Dificuldade respiratória
  • Distúrbios reprodutivos

Esse foram apenas 12 de várias outras razões pra que você mude os hábitos do seu pet ainda hoje!

Tendo em vista a necessidade do emagrecimento então o próximo passo é leva-lo ao atendimento médico veterinário pra que feche o diagnóstico, realize exames bioquímicos, hormonais, e assim conseguir estabelecer o melhor tratamento. Pode ser que seu pet precise passar também por avaliação de endocrinologista veterinário.

Procure fazer isso o quanto antes, pois se realmente soubéssemos o risco de perder a vida do nosso filho pet não deixaríamos pra depois. Algumas orientações que você pode fazer em casa:

  • Brincar e gastar energia do seu pet;
  • Passear 2 x ao dia, respeitando seus limites.

Além de evitar estresse, essas atitudes auxiliam no combate á obesidade.

(*) Dra. Larissa Meurer é médica veterinária com 5 anos de experiência clínica. Especializada em Prevenção e profissional no atendimento domiciliar. Trabalha realizando treinamentos de equipe em pet shops com foco em prevenção. E também realizando consultas, exames e vacinas em domicílio com objetivo de aumentar o tempo de vida dos animais e trazendo ainda mais qualidade de vida aos pets e consequentemente pra toda família de seus pacientes.

Nos siga no Google Notícias