ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Amor em 4 Patas

Pré-natal Canino: uma gravidez saudável para seu pet

Dra. Larissa Meurer (*) | 05/01/2022 09:00

Calma, essa matéria não é sobre o feriado de Natal, afinal ele já passou. Mas tenho certeza que se você já ficou grávida então teve de fazer o seu pré-natal pra ter uma gravidez saudável.

E com as cachorras e gatas não é diferente. Fazer o acompanhamento gestacional dessas moças serve pra avaliar a saúde delas, coletar exames para saber se está tudo bem, e caso descubra alguma doença através desses exames, a paciente precisa ser tratada com medicações homeopáticas pois não fazem mal ao feto.

O nome desse processo de pré-natal se chama consulta gestacional, e além do que foi falado no parágrafo anterior, nessa consulta você também fica sabendo como cuidar da gravidinha nessa fase, quais medicações ela pode ou não tomar, sobre o vermífugo ideal que gestantes podem tomar pra que não passem vermes aos filhotes no nascimento, e saber o que esperar no momento do parto, como agir, como preparar o ambiente, tudo para que a futura mamãe se sinta á vontade pra dilatar e parir seus filhotes.

É também na consulta gestacional que é feito o ultrassom pra saber quantos filhotes são, se estão todos viáveis e a DPP, data provável de parto.

Sonar, mesmo aparelho que ausculta coração do feto em humanos, também pra ouvir o coração dos bebês caninos (Imagem: Arquivo pessoal)
Sonar, mesmo aparelho que ausculta coração do feto em humanos, também pra ouvir o coração dos bebês caninos (Imagem: Arquivo pessoal)

É natural do ser humano ter medo do desconhecido, então quando não é feito esse acompanhamento pré-natal, a pessoa não sabe como agir, o que esperar, o que fazer no momento do parto da sua cachorrinha, tudo isso gera nervosismo e acaba passando isso para a futura mamãe, que na verdade precisa de paz e tranquilidade pra poder ter um parto que tudo ocorra bem. Por isso saber quantos filhotes são e se estão todos viáveis faz toda a diferença na hora do parto, com certeza você estará mais tranquilo e vai conseguir passar essa tranquilidade para sua cachorrinha.

Como é a Consulta Gestacional?

  • Avaliação médica da saúde da paciente;
  • Exames laboratoriais;
  • Ultrassom;
  • Prescrição de vermífugo e suplemento indicado pra essa fase da vida;
  • Prescrição de tratamento se necessário;
  • Orientações para o momento do parto;
  • Idade do primeiro vermífugo, vacina e consulta dos novos bebês.

Outra coisa muito importante que ocorre também no pré-natal: Teste de leishmaniose. Você já deve ter ouvido falar dessa doença, não é mesmo? Afinal moramos em área endêmica. É essencial fazer esse teste pois a maioria das pessoas conhecem apenas a picada do mosquito como forma de transmissão.

Mas tenho uma notícia pra te dar: A leishmaniose pode ser transmitida na cruza e também na placenta para os filhotes. Por se tratar de uma doença sem cura, e que é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para pessoas, que é uma parte muito importante do pré-natal.

Por isso se você possui uma fêmea prenha em casa e quer que ela tenha uma gestação e parto saudáveis então faça o pré-natal da sua princesa pet! Para mais informações clique no link do Instagram: @larissameurer

(*) Dra. Larissa Meurer é médica veterinária com 5 anos de experiência clínica. Especializada em Prevenção e profissional no atendimento domiciliar. Trabalha realizando treinamentos de equipe em pet shops com foco em prevenção. E também realizando consultas, exames e vacinas em domicílio com objetivo de aumentar o tempo de vida dos animais e trazendo ainda mais qualidade de vida aos pets e consequentemente pra toda família de seus pacientes.

Nos siga no Google Notícias