ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Amor em 4 Patas

Quarentena dos Filhotes: Proteja seu pet desde cedo

Dra. Larissa Meurer (*) | 29/12/2021 09:00

Logo que trazemos um filhotinho pra casa, o maior desejo é mostrar toda a fofurisse dele para o mundo. Afinal quem resiste a um filhote fofo, né?

Mas não posso deixar de dizer que meu coração se entristece demais quando vejo um filhotinho passeando. Quando minha Nutella (rottweiler) era bebê eu era doida pra passear com ela e todo mundo ver o quanto ela era uma graça, mas resisti á tentação e fiquei com ela em casa até completar todas as doses da vacina múltipla, como a V10 por exemplo.

Isso se chama Quarentena dos Filhotes, que é guarda-los em casa até a quarta dose da vacina ou 21 dias após a terceira dose. Você achou que só nós passávamos por quarentena durante a pandemia? Não não os animais também ficam de quarentena e não é somente durante a pandemia não, todos os filhotes independente da época que nasceu precisa cumprir esses dias em casa pra evitar ficar doente.

A primeira dose da vacina já não é o suficiente pra proteger meu pet pra um passeio? Não, nessa idade os anticorpos da mãe ainda estão no organismo desse filhote podendo atrapalhar a resposta do seu animalzinho ao estímulo da vacina. Simplificando: 1 ou 2 doses não adianta, a proteção acontece somente 21 dias após a terceira dose quando o animalzinho possui mais de 16 semanas de idade (4 meses), pois antes disso, os anticorpos da mãe ainda podem estar circulando pelo seu filhote. Por isso que alguns animais tomam também a quarta dose da vacina, pra poder terminar o protocolo depois das 16 semanas de idade. Por isso aguenta firme aí com o novo bebê em casa que logo logo vocês vão poder estar passeando por aí. Mas e dentro de casa o pet também pode ficar doente? Sim, afinal quando chegamos da rua podemos trazer contaminação na roda do carro/moto, no sapato, na bolsa, na sacola, etc.

Anota aí essa orientação valiosa: Para diminuir as chances de contaminação do seu filhote e de toda a sua família, utilize para limpeza de casa um produto á base de amônia quaternária. Que é eficiente contra vírus, bactérias, fungos, sarnas e protozoários. Dessa forma você estará diminuindo as fontes de infecção tanto para seu bebê canino quanto para os outros integrantes da casa.

Herbalvet é um exemplo de bom bactericida, fungicida e protozoaricida.
Herbalvet é um exemplo de bom bactericida, fungicida e protozoaricida.

Outra vantagem desse produto vendido em pet shop é que não dá alergia em animais, diferentemente dos produtos de limpeza comum de supermercado que podem deixar a barriga do seu pet mais vermelhinha e até pipocada (indício de alergia) até pq eles deitam a barriga pro chão.

(*) Dra. Larissa Meurer é médica veterinária com 5 anos de experiência clínica. Especializada em Prevenção e profissional no atendimento domiciliar. Trabalha realizando treinamentos de equipe em pet shops com foco em prevenção. E também realizando consultas, exames e vacinas em domicílio com objetivo de aumentar o tempo de vida dos animais e trazendo ainda mais qualidade de vida aos pets e consequentemente pra toda família de seus pacientes.

Nos siga no Google Notícias