ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Amor em 4 Patas

Seu pet pode ser um fumante passivo

Dra. Larissa Meurer (*) | 23/03/2022 11:30

p>Você sabia que cães que convivem com fumantes possuem 60% mais chances de ter câncer de pulmão? Cerca de 60% do que uma pessoa fuma sai pra fora, ou seja, fumantes passivos fumam mais do que o próprio fumante.

Veja só que pode acontecer com seu pet:

  • Bronquite;

  • Câncer de pulmão (principalmente em cães braquicefálicos, aqueles que possuem focinho mais achatado)

  • Linfoma em gatos;

  • Câncer de cavidade nasal (principalmente cães de focinho longo);

  • Problemas alérgicos.

Se o pet conviver com um fumante desde pequeno, aos 3 ou 4 anos, os sinais começam a aparecer. Precisamos nos lembrar que os animais envelhecem mais cedo que nós, ou seja, um cão com 12 anos de idade é como se fosse uma pessoa de 90 anos, a vida deles é mais curta, por isso ser fumante passivo é muito perigoso para eles. Quanto maior a dependência de cigarro do tutor, mais consequências o cãozinho sofre.

Não podemos nos esquecer dos gatinhos. São animais que se lambem o tempo todo, então ingerem substâncias tóxicas, substâncias que podem se acumular na pele causando dermatite, expondo a mucosa oral aos agentes carcinogênicos do cigarro.

A maioria dos animais que são fumantes passivos acabam não resistindo por problemas pulmonares ou cardíacos, por isso aplicar a prevenção evita que seu pet necessite tomar tantas medicações que sobrecarreguem os fígados, afinal falência hepática pode levar o pet á óbito.

Por isso se quiser fumar não deixe seu pet vir junto, não fume no carro fechado com ele, fume longe dele e se possível espere uns 40 minutos ou troque de roupa.

(*) Dra. Larissa Meurer é médica veterinária com 5 anos de experiência clínica. Especializada em Prevenção e profissional no atendimento domiciliar. Trabalha realizando treinamentos de equipe em pet shops com foco em prevenção. E também realizando consultas, exames e vacinas em domicílio com objetivo de aumentar o tempo de vida dos animais e trazendo ainda mais qualidade de vida aos pets e consequentemente pra toda família de seus pacientes.

Nos siga no Google Notícias