ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Amor em 4 Patas

Veja 9 maneiras de evitar problemas urinários nos gatos

Dra. Larissa Meurer (*) | 30/03/2022 08:30

Gatinhos são muito fofos, a vontade é de apertar, amassar o tempo todo. Mas pra que ele viva por mais tempo com você é necessário se atentar á alguns detalhes. O problema mais comum que acontece com os gatos são os urinários. Eles possuem grande capacidade em concentrar urina, por isso acaba sendo algo comum de acontecer na rotina veterinária. Comum, mas não normal. Por isso se você seguir as orientações dessa matéria, poderemos prevenir esse tipo de problema.

1. Adquira caixa de areia pra que seu gato utilize ela como banheiro. Se o seu gato faz as necessidades dele em qualquer lugar, como você vai notar se ele estiver com problemas pra urinar ou defecar? Como vai notar se ele estiver fazendo um xixi com sangue ou estiver com diarreia? O sucesso de qualquer tratamento depende da velocidade do diagnóstico, por isso se você não sabe como está o xixi e as fezes do seu gatinho, mais tempo vai levar pra você perceber se há algum problema com ele.

2. Sempre ter 1 caixa a mais do que o número de gatos pela casa. Sei que é difícil ter apenas 1 felino, a maioria das pessoas sempre acabam tendo mais de um, por isso:

1 gato = 2 caixas de areia

2 gatos = 3 caixas de areia

E assim por diante. Gatos são muito higiênicos e podem segurar a urina se tiver sujeira dentro dela, principalmente se for de outro gato, por isso essa orientação é muito importante.

3. Comprar uma marca popular de areia de gato. Se você comprar uma marca muito diferentona possivelmente não vai acha-la em qualquer estabelecimento e você acaba ficando escrava disso, pois os gatos são muito rotineiros e não gostam de mudanças, podem até segurar urina se notarem a diferença de areia. Então marcas populares que são facilmente encontradas em qualquer estabelecimento, é a melhor opção.

4. Tirar os torrões 2x ao dia, justamente por eles segurarem a urina pois não gostam de usar caixinha suja.

5. Não é necessário encher a caixa com areia, tampando o fundo já é o suficiente, assim sua areia vai render mais.

6. A caixa precisa ser grande, ou seja, precisa ter espaço suficiente para o gato conseguir virar 360 graus lá dentro.

7. A melhor caixa de areia são as de parede alta, assim seu gato não vai conseguir espalhar areia pela casa e fazer aquela bagunça.

8. Para não deixar a caixa de areia em local de passagem, precisa estar num lugar tranquilo, assim além de evitar estresse no seu gatinho, você evita problemas urinários.

Para saber a 9ª orientação veja o vídeo:

Essa matéria trouxe orientações relacionadas á caixa de areia, mas existem mais orientações pertinentes ao assunto “Prevenção de problemas urinários em gatos”, para isso CLIQUE AQUI e agende uma consultoria personalizada para o seu "miau".

(*) Dra. Larissa Meurer é médica veterinária com 5 anos de experiência clínica. Especializada em Prevenção e profissional no atendimento domiciliar. Trabalha realizando treinamentos de equipe em pet shops com foco em prevenção. E também realizando consultas, exames e vacinas em domicílio com objetivo de aumentar o tempo de vida dos animais e trazendo ainda mais qualidade de vida aos pets e consequentemente pra toda família de seus pacientes.

Nos siga no Google Notícias