ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Boa Imagem

As mensagens que as roupas transmitem

As roupas são importantes ferramentas de comunicação visual e podem ser usadas de forma estratégica

Larissa Almeida (*) | 01/03/2022 10:00

Você sabe o que está transmitindo por meio das roupas que usa? A nossa vestimenta é uma importante ferramenta de comunicação e usar as cores, linhas, formas e texturas de forma estratégica é essencial e extremamente poderoso. Em uma entrevista de emprego para um cargo na área financeira, usar uma camisa azul escura, de tricoline, lisa, e uma calça social, é muito mais interessante para conquistar a vaga do que colocar um vestido rosa, tipo chemise, por exemplo. Mas se fosse para o cargo de cuidadora, o vestido rosa seria mais adequado.

Mas como identificar isso? Prestando atenção aos códigos visuais das peças.

De uma maneira geral, linhas mais retas e tecidos mais encorpados, encontrados nos blazers, paletós e calças sociais, transmitem mais força e formalidade, assim como cores mais escuras e neutras como cinza, azul marinho, preto e vinho.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Esses mensageiros visuais funcionam bem para profissões como advogados, bancários, contadores, áreas administrativas jurídicas e financeiras, que precisam transmitir autoridade e formalidade.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

As formas arredondadas, linhas curvas, como encontradas em tecidos como viscose, malha e poliéster, vestidos mais fluidos, calças mais molengas, transmitem mais acessibilidade e descontração, assim como cores mais claras, como amarelo, laranja e rosa.

Estes mensageiros visuais são perfeitos para professores de escola infantil, profissionais da área de beleza, vendedores e pessoas que trabalham na área artística e cultural. O importante é saber que as roupas transmitem informações e usar isso de forma estratégica para a sua atividade profissional. A vestimenta deve ser usada de maneira intencional, porque é uma ferramenta a mais que temos para alcançar os nossos objetivos pessoais e profissionais.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial.

Nos siga no Google Notícias